FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano avança com o projeto de recuperação e modernização dos prédios públicos. O próximo espaço a receber obras é o Paço Municipal. Inaugurado em dezembro de 1970, é a primeira vez que o prédio principal da Prefeitura passará por uma reforma completa. A ordem de serviço foi assinada na quarta-feira (8), pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius, com o início das obras já na próxima semana.
O projeto foi elaborado pela Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente e contempla desde a instalação de novas redes elétrica e hidráulica, acessibilidade completa, incluindo elevador a construção de nova recepção com controle de acesso, banheiros públicos e salas de reuniões. Também está previsto novo desenho no estacionamento, visando ampliar o número de vagas, serviço de paisagismo e revitalização da fachada, mantendo as características originais.
Para o prefeito Dr. Marcos Vinicius, as obras de recuperação e modernização dos prédios públicos refletem o compromisso da gestão em assegurar espaços de qualidade para os servidores e população. “A nossa gestão construiu várias obras, mas também buscou recuperar a estrutura já existente visando uso inteligente em prol da população. Foi o que fizemos com o prédio da “Fundação”, a torre de 900 m² inacabada atrás do Paço Municipal e agora, o prédio principal da Prefeitura”, elenca.
PMAT
A atual administração já assegurou R$ 1,4 milhão para custeio das melhorias, via Programa de Modernização Administrativa e Tributária (PMAT). O prazo estimado de execução é de quatro meses. Primeiro, serão feitas obras na parte externa e fachada. Depois, a parte interna andar por andar. “As equipes da Prefeitura já estudam com a empresa licitada a melhor forma de minimizar os impactos e executar as obras sem comprometer os serviços”, explica Fabrício Farias, gerente de Planejamento Urbano.
empresa licitada é Urbanos Construtora e Incorporadora Ltda, com sede no Vale do Aço. Seguindo uma recomendação do prefeito, no decorrer da obra, a empresa vai optar por contratar profissionais que residem em Fabriciano.
A OBRA
O prédio principal será interligado ao novo paço municipal, que entra na reta final de obras. O novo paço conta com cinco andares, estacionamento subterrâneo, auditório com 145 lugares, área de convivência totalizando 2,3 mil m² de área construída. Até o final deste ano, com os dois prédios já concluídos e em pleno funcionamento. Com isso, a cidade ganhará um prédio público moderno, amplo, confortável e funcional para o servidor e para o cidadão, onde funcionarão todos os serviços administrativos num só local. Outro benefício é a economia para os cofres públicos com a mudança de setores que sempre funcionaram em imóveis alugados para “casa” própria.