sábado, abril 19, 2025
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Obras do PAC vão beneficiar Minas Gerais. Veja quais são

Investimento anunciado pela União inclui os R$ 33 bilhões solicitados pelo Estado para rodovias e barragens; entre as obras está a concessão do trecho de aproximadamente 300 quilômetros da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares

BH – O novo Programa de Aceleção do Crescimento anunciado hoje pelo governo federal vai beneficiar o Estado de Minas Geais com 11 obras de infraestrutura consideradas prioritárias para o Estado. Também foi garantida a manutenção da concessão do metrô de BH. A informação é do governo de Minas.

Os investimentos anunciados pela União incluem R$ 33 bilhões solicitados pelo Estado para rodovias e barragens. Eles serão utilizados em obras como a pavimentação da BR-367, de Salto da Divisa a Almenara e de Virgem da Lapa até Berilo. A rodovia é a principal ligação entre Minas e o Sul da Bahia já teve cinco trechos sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) recuperados por meio do Provias.

Da mesma forma, a recuperação da BR-135, no trecho de aproximadamente 50 quilômetros entre os municípios de Manga e Itacarambi, no Norte de Minas, também terá os recursos viabilizados por meio do PAC.

CONCESSÕES

A concessão do trecho de aproximadamente 300 quilômetros da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, também está entre as obras anunciadas. Os valores deverão ser aplicados na requalificação da rodovia, contribuindo especialmente para a redução do elevado índice de acidentes. 

Já a BR-262, no trecho entre Betim e Uberaba, principal conexão entre o Sudeste e o Centro-Oeste do país, será relicitada. A rodovia também é um dos mais importantes eixos de escoamento da produção agrícola no estado. 

BR-251

Uma das rodovias federais com maior índice de mortes no país, a BR-251 é mais uma a integrar as concessões priorizadas no PAC. O trecho tem cerca de 340 quilômetros e está situado entre Montes Claros, no Norte de Minas, e o entroncamento com a BR-116, outra rodovia que será concedida à iniciativa privada. 

BARRAGENS

Duas obras que têm como objetivo solucionar problemas de insegurança hídrica nas regiões Norte e Jequitinhonha também integram o conjunto de intervenções elencadas.

A primeira delas é o Projeto Hidroagrícola do Jequitaí, no Norte de Minas, que transformará a região a partir da expansão do cultivo irrigado em uma área de pelo menos 35 mil hectares. O projeto beneficiará cerca de 150 mil pessoas e terá potencial para geração de mais de 80 mil postos de trabalho. 

A segunda é o projeto​ para a barragem do Rio Gravatá, que será feito visando à futura construção no município de Novo Cruzeiro. Após a implantação, a expectativa é favorecer o desenvolvimento regional, a partir do potencial para exploração agrícola.

METRÔ

A manutenção da concessão do metrô de BH foi outro tema recorrente das reuniões entre os governos estadual e federal. Concedido à iniciativa privada em dezembro de 2022, o metrô de BH receberá investimentos da ordem de R$ 3,7 bilhões ao longo dos 30 anos de vigência do contrato. Desse total, R$ 2,8 bilhões serão aportes do Governo Federal. Com a expansão da Linha 1 e a construção da tão aguardada Linha 2, a expectativa é que o metrô beneficie 270 mil usuários diariamente. 

Veja as obras liberadas pelo PAC:

– Obras de ampliação e melhorias da BR-262 (trecho de João Monlevade ao Espírito Santo);

– Pavimentação/Implantação da BR-367 (pavimentação dos trechos Salto da Divisa a Almenara e Virgem da Lapa e Berilo);

– Adequação/Restauração e Melhoramentos da BR-135 (trecho de Manga a Itacarambi);

– Relicitação da BR-262/MG (trecho Betim a Uberaba);

– Concessão das rodovias BR-381/MG entre Belo Horizonte e Governador Valadares;

– Concessão das rodovias BR-040/495 Rio-BH;

– Concessão das rodovias BR-040 GO-MG – Rota dos Cristais;

– Concessão das BR-251/MG e BR-116/MG;

– Projeto hidrográfico do Jequitaí;

– Projeto Barragem Rio Gravatá;

– Projeto para pavimentação da BR-352 (trechos não pavimentados de Patos de Minas a Goiânia);

– Manutenção da concessão do Metrô de BH.

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