Cultura

O som que vem do gueto de MC Liaro reunido no álbum “Nossa História”

IPATINGA – Prestes a lançar “Ipacit”, seu álbum de estréia, Luciano de Almeida Rocha, que adotou o nome artístico de “Mc Liaro”’ é um destes casos de sucesso, que exalta o gueto e a cultura do Funk. Mesmo diante dos desafios impostos pela situação da Covid, momento em que a classe artística e o ramo do entretenimento sofreram significativo baque econômico, o artista comemora a chance de emplacar seus sucessos pelas plataformas virtuais, com live ao vivo no dia 20 de novembro, às 20h. O show contará com a participação de artistas convidados.

Na ocasião o artista fará um show online e apresentará sua nova composição “Ipacit”, que faz parte do repertório do show “Nossa História”.  

MC Liaro interpreta o funk, gênero altamente popular no Brasil na atualidade, que surgiu de uma maneira bem diferente de como se apresenta hoje. Considerado “irmão” ou “primo” do hip hop e do soul, ele é um produto da ascensão do movimento negro nos Estados Unidos entre as décadas de 1960 e 1980. Nessa época, a luta pelos direitos civis encontrava-se em plena ebulição, que aumentaram a discussão sobre a importância dos negros e de sua cultura na sociedade americana.

MC LIARO E IPACIT

Com um estilo curioso e fugindo da padronização do mercado, Liaro mistura funk e rap, com rimas faladas, extraindo em alguns momentos textos de pensadores brasileiros conhecidos. Liaro já se apresentou em diversas casas de shows do Vale do Aço, com turnês também pelo Espírito Santo.

Artista e compositor desde adolescente, sua música, tem um forte apelo social e cultural entre jovens de várias comunidades e classes sociais. Com vários sucessos e trabalhos disponíveis nas mídias sociais, ele desponta no cenário regional, com projetos e planos para alcançar o mercado nacional.

Liaro veio adolescente para Ipatinga e desde então sempre teve o tino para a música. Ele acredita que a presença do funk no dia a dia brasileiro é muito visível. Basta checar alguns dos rankings da plataforma e perceber que o ritmo diariamente se reafirma como gênero musical e como parte da cultura brasileira. E desde muito jovem fui influenciado por vários ritmos que serviram para minha formação musical como MC e tudo isso está nas músicas e letras que componho.

O ESTILO DO BRASIL

Embora seja de uma outra geração, a música de Luciano, ou MC Liaro teve forte influência de grandes sucessos da década de 80, momento que o país passou a ter maior contato com o funk mais parecido com o que ouvimos até hoje. Com o surgimento dos primeiros bailes, organizados por produtoras como a Furacão 2000, o gênero não demorou a se tornar popular. Esse reconhecimento se tornou ainda mais evidente ao passo que suas vertentes cariocas foram tomando formas particulares, com letras e batidas mais agitadas. No Brasil, ocorreu uma grande adaptação para a realidade local.

NOSSA HISTÓRIA

Uma dessas adaptações para a realidade local é o projeto de MC Liaro. “’Nossa história’, meu novo projeto e que também é título tema de uma das minhas músicas fala disso… Da nossa região, do gueto e da periferia. A visibilidade dos moradores dos chamados ‘guetos’ foi ainda mais ampliada pelos estilos de músicas, como o nosso funk e danças, como o hip hop” afirma ele.

SERVIÇO

Show: Nossa História

Artista: MC Liaro

Direção Artística: Thiago Guimarães

Gravação e exibição em plataforma: Gabriel Victor

Assistente de Direção e fotos: Joarley Henrique

Cabelo e maquiagem: Sidney Luis

Cenografia: Beto Valgas

Figurinos: Sula Valgas

Estilo Funk e Rap

Dia 20 de novembro a partir das 20h00

Transmissão gratuita e ao vivo pelo canal Legenda Funk

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com