Cidades

Novo vírus com genes desconhecidos é descoberto em BH

Yaravirus foi descoberto na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Os cientistas especulam que seja um exemplar de um novo grupo de vírus amebais, ou mesmo um tipo desse vírus que evoluiu para uma forma menor

BELO HORIZONTE – Cientistas brasileiros da UFMG (Universidade Federal de MInas Gerais) em parceria com estudiosos franceses da Universidade Aix-Marseille, na França, encontraram em território mineiro um vírus misterioso, cujo genoma parece ser completamente novo para a ciência. O estudo foi publicado nesta segunda-feira (10) no periódico científico bioRxiv. 

O que tem intrigado os pesquisadores é que o Yaravirus brasiliensis tem 90% de seus genes totalmente desconhecidos da ciência.

Apenas seis genes apresentaram alguma semelhança com outros mapeamentos feitos anteriormente — e, mesmo assim, o parentesco se mostrou distante.

Os especialistas acreditam que seja uma nova linhagem de vírus amebal. As informações estão na prévia do estudo, publicado no site bioRxiv.

Esse tipo de vírus e comumente formado por uma partícula grande/gigante e um genoma complexo, o que já sabe que o Yaravírus não possui.

Os pesquisadores então especulam que ele seja o primeiro caso isolado de um novo grupo de vírus amebais, ou que ele possa ter evoluído e se tornado um vírus amebal de forma reduzida.

“A quantidade de proteínas desconhecidas que compõem o Yaravírus reflete a variabilidade existente no mundo viral e o potencial de novos genomas virais a serem descobertos”, escreveram os pesquisadores no artigo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com