Nacionais

Nível do Rio Negro deve começar a baixar nas próximas semanas

BRASÍLIA – Após ultrapassar a cota de inundação severa, estipulada em 29 metros, e atingir a marca histórica de 29,97 metros registrada em 2012, o nível do Rio Negro, no Amazonas, deve começar a baixar nas próximas semanas. Mesmo assim, os efeitos da cheia do rio ainda serão sentidos por algum tempo, principalmente em Manaus, onde 15 bairros foram diretamente afetados.

“A tendência é de estabilização”, previu, hoje (31), a pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Luana Gripp Simões Alves, ao apresentar um balanço da situação em todo o estado. “Tudo indica que, hoje, estamos passando por um processo de finalização de enchentes”.

Ontem (30), o nível do Rio Negro atingiu a marca histórica de 29,97 metros. Até esta tarde, a situação se mantinha inalterada. De acordo com Luana, embora haja 80% de chances de o nível do rio atingir os 30 metros antes de começar a baixar, a situação parece ter começado a se estabilizar.

“Em termos de volume d´água, o fato do nível subir mais um ou dois centímetros impactaria muito pouco”, disse Luana, explicando que as medições comportam uma margem de erro de até cinco centímetros e que, tecnicamente, a elevação em mais dois ou três centímetros não acarretaria prejuízos mais graves que os já registrados.

“Provavelmente, em termos de efeitos, a inundação que observaremos este ano é isso que já estamos vendo. Agora, é preciso destacar que, mesmo que o nível comece a baixar nos próximos dias, os impactos não vão cessar de um dia para o outro. Ainda demorará várias semanas, pois, no primeiro momento, a velocidade [da vazão] será lenta”, acrescentou Luana, destacando que, como o período de chuvas ainda se estenderá por mais alguns meses, imprevistos podem ocorrer.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com