Nacionais

Movimento Verdade na Rede combate fake news contra Lula

SÃO PAULO – O Partido dos Trabalhadores lançou o movimento “Verdade na Rede: Mutirão de Vacinação contra Fake News”, com o objetivo de combater a desinformação, mentiras e fake news na campanha do ex-presidente Lula, que, segundo o partido, vêm cada vez mais inundando a internet. Os assuntos variam: desde fake news sobre a covid-19 até mentiras sobre as urnas eletrônicas, sempre ameaçando a democracia e, por vezes, a vida dos brasileiros. “Ao longo de 2021, o presidente Jair Bolsonaro mentiu oficialmente 7 vezes ao dia (em um impressionante total de 2.516 mentiras no ano), e segue espalhando fake news. Uma das atividades favoritas de Bolsonaro e de seus apoiadores é disseminar mentiras sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, diz o Verdade na Rede.

Conforme o movimento, “a estratégia deles [bolsonaristas] é tentar repetir 2018 e nos afogar em mentiras”, e conclamara: “Seja um agente da verdade e defenda a democracia: participe do nosso mutirão de vacinação anti fake news!. Entre em nossa página lula.com.br/verdadenarede, acesse nossas vacinas, participe de nossos grupos de Whatsapp e denuncie as fake news. Para cada mentira, vamos compartilhar uma verdade.

IMUNIZAÇÃO COMPLETA

Fazendo uma analogia com a campanha contra a covid-19º, o Verdade na Rede afirma que concentra as vacinas já produzidas para o vírus bolsonarista da mentira. “Você que já tomou a primeira, a segunda e a terceira doses da vacina contra o coronavírus: é hora de se imunizar contra as fake news na internet. Busque vacinas e imunize seus familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, de igreja e quem vier espalhar mais uma lorota das milícias digitais.”

As diretrizes do movimento diante de eventuais fake news sugerem que quando vir uma mentira não a divulgue, nem para seus amigos mais próximos. “Bolsonaro quer nos afogar nas suas falsidades. Saia dessa. Respire fundo, entre em https://lula.com.br/verdadenarede/ e busque uma vacina para as fake news que não param de pingar nos seus grupos de zap. “É só ir no campo de busca e digitar uma palavra marcante da notícia falsa”.

BOLSOVÍRUS

“Responda a mentira com uma verdade – diz o movimento. O nosso site reúne o material das agências de checagem e conteúdo próprio. É preciso desmontar os argumentos falsos e as narrativas fantasiosas do bolsonarismo. Ao responder à mentira, encaminhe uma das vacinas, aproveite e já envie algumas das realizações dos governos do PT para gerar um debate produtivo e sem briga”.

Para o caso de não encontrar uma vacina, o Verdade na Rede sugere que se denuncie a fake news com a qual se deparou. “Você pode fazer isso em nosso site, clicando no botão vermelho DENUNCIE AQUI. Produziremos novas vacinas a partir das novas cepas do bolsovírus. Além disso, nosso time jurídico irá avaliar a sua denúncia e, se for necessário entraremos em contato para maiores informações”, compara a campanha.

Para se manter informado, a Verdade na Rede propõe que o eleitor ou apoiador se cadastrar em um dos grupos de WhatsApp que estão na página inicial do Verdade na Rede. “Estaremos sempre de olho. Procurando as mentiras que circulam nas redes e em grupos de WhatsApp e Telegram e trazendo a verdade. Além disso, os grupos também serão espaço para trocar informações e técnicas para eliminar as fake news. Seja um agente da verdade! Vamos neutralizar o Bolsovírus e respirar os ares da democracia e da verdade. Vacine-se contra as fake news. Embarque no nosso mutirão!”, conclui o movimento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com