Cultura

Mostra CineCidade exibe filmes brasileiros em praças de Ipatinga

Projeto que foi sucesso em Belo Horizonte, em 2021, vai oferecer cinema ao ar livre

IPATINGA – O telão iluminado da Mostra CineCidade vai circular pelas praças de Ipatinga levando uma curadoria de longas e curtas metragens brasileiros, gratuitamente, para as comunidades dos bairros Imbaúbas, Cariru, Bom Retiro Leste e Parque Ipanema. Depois do sucesso na capital mineira, o projeto vem para Ipatinga com os patrocínios da Usiminas e Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio do Instituto Usiminas. De 02 a 17/9, sempre às sextas e aos sábados, e 18/9 no domingo, a programação contempla públicos de todas as idades e convida a curtirem a experiência do cinema ao ar livre com direito a pipoca grátis.

FILMES

Às sextas-feiras, a partir das 19h, as sessões “Sextou Cine Rua” exibem as consagradas obras do cinema nacional “Lisbela e o Prisioneiro”, “Central do Brasil” e “O Palhaço”. Curtas metragens brasileiros também serão exibidos durante a programação. Já aos sábados, a partir das 17h, as “Sessões Família Pipoca” trazem para os pequenos os filmes infantis “Turma da Mônica – Laços”, “Miúda e o guarda chuva” e “Lino: uma aventura de sete vidas”.

PARQUE IPANEMA

A CineCidade também vai ocupar o Parque Ipanema, no domingo (18/9), às 15h30, com atrações de circo e shows musicais para marcar o último dia da mostra. O cinema começa no início da noite, com a exibição de “Que horas ela volta” encerrando o evento em Ipatinga.

Anaís Della Croce e Gabriel Murilo, coordenadores da Mostra CineCidade, reforçam o papel fundamental do evento de valorizar o cinema nacional e incentivar a comunidade a conhecer filmes inspirados em realidades brasileiras. “Queremos proporcionar a experiência perfeita para os pequenos e para os grandes, para que possam conhecer, ou assistir novamente, filmes brasileiros consagrados e se apaixonar, ou se reapaixonar por toda a mágica que o cinema oferece. Tudo isso ao ar livre, junto da família ou dos amigos, vivenciando a cidade e respirando arte”, completa Anaís.

OFICINA

As Artes Cênicas também têm lugar garantido na Mostra CineCidade. Durante a última semana, o projeto aproxima os jovens atores da produção audiovisual com a oficina gratuita “Ator-realizador: teoria e criação audiovisual em celular”. O encontro será destinado aos alunos da Escola Municipal de Artes Cênicas de Ipatinga (Emac). Os curtas produzidos durante as oficinas vão compor a programação da mostra, na noite do 16/9 de setembro.

SERVIÇO

Mostra CineCidade Ipatinga

2 a 18 de setembro de 2022

Locais: Praça do Imbaúbas (2 e 3/9), Praça Daniel Rabelo, Cariru (9 e 10/9); Praça Bom Retiro Leste (16 e 17/9) e Parque Ipanema (18/9)

Programação e mais informações: instagram @mostracinecidade e mostracinecidade.com.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com