Nacionais

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

Amostras do paciente, que mora em São Paulo, foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para a contraprova


SÃO PAULO – Um paciente brasileiro de 61 anos com histórico de viagem para a região da Lombardi, na Itália, testou positivo no primeiro exame para o coronavírus. A informação foi divulgada nesta terça-feira (25) pelo ministério da Saúde. “O ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias de saúde estadual e municipal de São Paulo, investiga possível caso de doença pelo coronavírus no município de São Paulo”, divulgou a pasta pelo Twitter.

A notificação foi registrada pelo Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista, nesta terça-feira de carnaval. O paciente viajou a trabalho para a Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro e apresenta sinais e sintomas compatíveis com a doença, como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. “O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão”, informou a pasta.

Segundo comunicado do ministério, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras, realizou testes para vírus respiratórios comuns e ainda fez o exame específico para SARS-CoV2. O primeiro resultado saiu após 12 horas de observação. A confirmação depende de uma contraprova, ou seja, um segundo exame. As amostras foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional.

Este processo de validação dos resultados está em curso e o ministério divulgará o laudo final da investigação oportunamente. A pasta recomenda, portanto, cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.

CONFIRMAÇÃO

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (26), o primeiro caso de coronavírus no país. Realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, a contraprova atestou a infecção do paciente – um homem de 61 anos, residente na capital paulista.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com