IPATINGA – O Conselho de Administração da Usiminas aprovou hoje, dia 4 de julho, a indicação de Marcelo Chara para CEO da Usiminas. Presidente da Ternium Brasil desde setembro de 2017, Chara foi vice-presidente Industrial da Usiminas entre 2012 e 2014. A eleição é consequência do novo acordo de acionistas, assinado após a Ternium comprar parte das ações da Nippon Steel na Usiminas. Na mesma reunião do Conselho, Alberto Ono também foi eleito presidente do Conselho de Administração da Usiminas.
MUDANÇAS NO CONSELHO
Em 3 de julho de 2023, apresentaram renúncia aos cargos de membros do Conselho de Administração, Hiroshi Ono, Ruy Roberto Hirschheimer, e Yuichi Akiyama, assim como os suplentes Yusuke Tajiri e Henrique de Rezende Vergara; e ao cargo de Presidente do Conselho de Administração (mas não como membro do Conselho de Administração), Sergio Leite de Andrade. A informação é do site InfoMoney.
Diante disso, o Conselho de Administração aprovou a nomeação de Alberto Akikazu Ono, Ronald Seckelmann e Pedro Henrique Gomes Teixeira para os cargos de membros efetivos do Conselho de Administração e dos suplentes Cynthia Inés Graf Caride e Diego Eduardo García.
Além disso, na mesma reunião, o Conselho de Administração também aprovou a nomeação de Alberto Akikazu Ono para o cargo de Presidente do Conselho de Administração.
COMPRA DE AÇÕES
Na véspera, a Usiminas informou que a Ternium, conglomerado ítalo-argentino, concluiu a aquisição de 68.667.964 ações de emissão siderúrgica e titularidade do Grupo NSC (Nippon Steel Corporation, Mitsubishi Corporation e Metal One Corporation), as quais representam 14,20% do total de ações e 9,74% do total de ações ordinárias de emissão da companhia, pelo preço de R$ 10,00 por ação, equivalente a R$ 687 milhões.