Nacionais

Maior navio da Marinha chega ao RS com toneladas de doações

NAM “Atlântico” e Fragata “Defensora” aportam em Rio Grande (RS) com 1.350 militares, 154 toneladas de donativos e 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil

RIO GRANDE – O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio da Força Naval, e a Fragata “Defensora” chegaram ao Rio Grande (RS), no sábado (11), com o objetivo de aumentar a capacidade de apoio às populações atingidas pelas enchentes e fortes temporais que assolam o estado. Os navios chegam para ampliar as ações que já estão sendo conduzidas pela Marinha no Rio Grande do Sul, desde o dia 30 de abril, no contexto da Operação “Taquari 2”.

Os dois navios levaram, juntos, 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil, 24 embarcações de pequeno e médio porte, três helicópteros, além de duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir um total de 20 mil litros de água potável por hora.

Além dos militares, meios e donativos, o NAM “Atlântico” está transportando 2,9 toneladas de medicamentos que serão levados para o Hospital de Campanha da Marinha na cidade de Guaíba (RS). Destaca-se também o transporte de 154 toneladas de donativos nos navios do Grupo-Tarefa, que incluem água, alimentos, vestuário e material de higiene, suprimentos doados pela sociedade, empresas e pela Família Naval. O esforço representa o emprego direto da Marinha do Brasil no campo de atuação de apoio às ações do Estado.

ATUAÇÃO

Segundo o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite, que é o Comandante do Grupo-Tarefa nessa missão, “desde o início dessa situação, a Marinha está atuando em diversas frentes, com as unidades operativas existentes no Comando do 5º Distrito Naval, sediados em Rio Grande (RS), bem como do 6º e 8º Distritos Navais, situados em Ladário (MS) e São Paulo (SP), respectivamente.

A chegada do NAM Atlântico traz novos meios, que permitirão ampliar a fase logística, com o transporte de itens críticos de abastecimento e para a reestruturação da infraestrutura básica das regiões acometidas pelas enchentes. A Marinha do Brasil não medirá esforços para ajudar o povo gaúcho a superar essa tragédia ”, ressalta.

Carga externa à aeronave, com água mineral, sendo levada do convés de voo do NAM “Atlântico”

HOSPITAL DE CAMPANHA

Começaram, no último dia 9, as ações de assistência à saúde no Hospital de Campanha (HCamp) na cidade de Guaíba (RS), com a atuação dos militares da Unidade Médica Expedicionária da Marinha. O HCamp, que conta com 40 leitos de internação (24h), três leitos de estabilização e dois leitos de procedimentos cirúrgicos leves, deve contribuir para aliviar a pressão sobre os hospitais da região.

SERVIÇO

Hospital de Campanha da Marinha em Guaíba (RS)

Endereço: Avenida Nestor de Moura Jardim, nº 417, Parque 35, Guaíba

Dias e horários de atendimento: Todos os dias, das 8h às 17h

Especialidades: clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com