Nacionais

Lula vence Bolsonaro, Doria e Leite no 2º turno, mostra pesquisa PoderData

Jair Bolsonaro perderia para Ciro Gomes, João Dória e Eduardo Leite em segundo turno

BRASÍLIA – Pesquisa divulgada hoje pelo site “Poder360” mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança do 1º turno das eleições do ano que vem, com 40% das intenções de voto, à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem 30%. O petista ainda ganhou força no 2º turno e hoje venceria o atual presidente, Eduardo Leite e João Doria. Outros candidatos não foram pesquisados em um cenário contra Lula. Lula e Bolsonaro oscilaram 3% e 2% para cima, respectivamente, se comparado com o levantamento anterior. A pesquisa foi feita pelo PoderData, divisão de estudos do site “Poder360”. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Cenário 1:

com João Doria Em um cenário com nove candidatos, Lula e Bolsonaro seriam os escolhidos para o segundo turno, com 40% e 30% das intenções de voto, respectivamente

Lula (PT) – 40%

Jair Bolsonaro (sem partido) – 30%

Ciro Gomes (PDT) – 5%

José Luiz Datena (PSL) – 4%

Henrique Mandetta (DEM) – 3%

João Doria (PSDB) – 3%

Rodrigo Pacheco (DEM) – 2%

Aldo Rebelo (sem partido) – 1%

Alessandro Vieira (Cidadania) – 1%

Brancos e nulos: 9%

Não sabem: 2%

Cenário 2: com Eduardo Leite No segundo cenário testado —desta vez com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), no lugar de Doria—. Lula surge novamente à frente com 43%. Bolsonaro tem 28%, Ciro 5%, Eduardo Leite 4%, Mandetta 3%, Datena 2%. Pacheco, Alessandro Vieira e Aldo Rebelo têm 1%. Branco ou nulo são 10%. Não sabem, 1%.

Lula (PT) – 43%

Jair Bolsonaro (sem partido) – 28%

Ciro Gomes (PDT) – 5%

Eduardo Leite (PSDB) – 4%

Henrique Mandetta (DEM) – 3%

José Luiz Datena (PSL) – 2%

Rodrigo Pacheco (DEM) – 1%

Aldo Rebelo (sem partido) – 1%

Alessandro Vieira (Cidadania) – 1%

Brancos e nulos: 10%

Não sabem: 1%.

2º turno:
Lula vence Bolsonaro, João Doria e Eduardo Leite

A publicação também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam se o segundo turno fosse entre Lula e Bolsonaro: o petista teria 56% da preferência (eram 55% na pesquisa anterior); Bolsonaro tem 33% (eram 30%). Brancos/nulo somam 10%; não sabem, 1%.

Cenário Lula x Bolsonaro:

Lula (PT) – 56%

Jair Bolsonaro (sem partido) – 33%

Brancos e nulos – 10%

Não sabem – 1%

A PoderData ainda mostrou que Lula venceria com folga (56%) tanto Eduardo Leite como João Doria. Os candidatos do PSDB teriam 15% ambos em confrontos contra o petista. Brancos e nulos e não sabem não foram informados na pesquisa. Ciro Gomes (PDT), Henrique M andetta (DEM), José Luiz Datena (PSL), Alessandro Vieira (Cidadania) e Aldo Rebelo (sem partido) não foram englobados na pesquisa em cenários contra Lula.

Bolsonaro perde para Doria, Leite e Ciro

O PoderData trouxe ainda cenários com Bolsonaro enfrentando João Doria, Eduardo Leite ou Ciro Gomes no segundo turno. O atual presidente perderia para todos. Brancos e nulos e não sabem não foram divulgados.

Cenário 1:

Bolsonaro x Doria João Doria (PSDB) – 46% Jair Bolsonaro (sem partido) – 35%

Cenário 2: Bolsonaro x Leite Eduardo Leite (PSDB) – 44% Jair Bolsonaro (sem partido) – 34%

Cenário 3: Bolsonaro x Ciro Ciro Gomes (PDT) – 46% Jair Bolsonaro (sem partido) – 36%.

Segundo o “Poder360”, o levantamento foi realizado no período de 27 a 29 de setembro. Foram 2.500 entrevistas em 451 municípios nas 27 unidades da Federação. De acordo com o site, para atingir 2.500 entrevistas que representem o conjunto da população, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com