Cidades

Levantamento aponta redução de focos de dengue em 2019

População de Timóteo deve continuar mobilizada, pois o índice médio de infestação do último LIRAa continua alto

TIMÓTEO – O clima instável responsável pelas frequentes chuvas registradas nos últimos dias em Timóteo exige cuidados redobrados da população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor  da dengue, zika e chikungunya. 

ATENÇÃO REDOBRADA

Neste período, a população deve redobrar a atenção nos locais propícios para a criação do mosquito se multiplicar e eliminar os focos. Em Timóteo o primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2020 será realizado na próxima semana, entre os dias 21 e 23.

ÍNDICES POSITIVOS

O Município se mantém com índices positivos em relação aos casos das doenças provocadas pelo mosquito, embora o último LIRAa tenha apontado um índice médio de infestação alto. Em 2019, por exemplo, o número de notificações de dengue caiu em relação ao ano anterior.

Ano passado o número de casos de dengue foi de 286 contra 620 notificações registradas em 2018. Foram 99 casos de chikungunya contra 200; e 11 de zika contra 18. Embora o número de casos notificados tenha caído, a orientação da Vigilância Epidemiológica de Timóteo é para que os moradores continuem mobilizados, haja vista que o último LIRAa de 2019, realizado em outubro apontou um percentual de incidência de infestação de 4,3%.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com