Cidades

Legislativo retoma projeto Câmara Mirim com eleições em abril

O Programa de educação cidadã, que acontece em Ipatinga desde 2004, estava parado devido à pandemia.

IPATINGA – Servidores da Câmara de Ipatinga estão realizando as primeiras visitas a todas as escolas da rede municipal de ensino que participarão das próximas eleições da Câmara Mirim. O projeto, que pertence a Escola do Legislativo, havia sido paralisado temporariamente, devido à pandemia, mas retorna esse ano, com eleição prevista para os dias 18, 19 e 20 de abril.

“Nosso cronograma já está todo agendado. Inicialmente acontecem as visitas às escolas para que haja um diálogo entre a equipe de trabalho e os alunos, após os candidatos terão um prazo para fazer campanha e após eleitos tem a posse e o trabalho de educação proposto na Câmara Mirim”, explicou a diretora da Escola Marli Teixeira de Andrade.

VOTAÇÃO

A Câmara ficará responsável por promover uma votação digital, e cada escola participante poderá ter dois vereadores. Votarão alunos do 6º ao 9º ano e poderão ser eleitos alunos do 8º e 9º ano.

“Esse ano remodelamos a Câmara Mirim. Para isso, tivemos visitas técnicas em outras Câmaras municipais, para trazer para Ipatinga o que há de mais inclusivo na educação cidadã para adolescentes e jovens. A Nova Câmara Mirim será nos moldes do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), mas sem perder sua essência, que é promoção da participação dos alunos eleitos no modelo dos vereadores adultos”, disse a presidente da Escola, vereadora Cecília Ferramenta.

BOA RELAÇÃO

A parlamentar ainda fez questão de frisar que todo o processo que vai desde a sensibilização dos alunos até a eleição e a execução do projeto em si, só é possível devido a boa relação institucional da Câmara de Ipatinga com as Secretarias de Educação do município e do Estado. “Toda essa mobilização, que começa dentro das salas de aulas só acontece porque as Secretarias entendem que trabalhar a cidadania dos alunos é algo importante e que podemos contribuir e como a Câmara Mirim agora faz parte do escopo dos trabalhos da Escola do Legislativo de Ipatinga, nós vamos fazer o possível para envolver e trazer o maior número de alunos possível para a conhecer e participar do dia a dia da Câmara de Ipatinga”, reiterou a vereadora. 

As visitas iniciaram pelas escolas do município e contaram com assessoras de educação do município.  “Nas escolas, as equipes de trabalho foram muito bem recebidas, tudo organizado previamente pela Secretaria de Educação e só posso reiterar a importância desse contato tão motivador com os alunos”, frisou a servidora Ranúsia Moreira de Moura e Oliveira.

O aluno Yuri Rodrigues da Silva, do 7º ano da escola Padre Cícero ficou animado. “Como esse ano só posso votar, vou falar para minha irmã concorrer e representar a nossa escola”, disse.

Objetivos – Dentre os objetivos da Câmara Mirim estão 

• Estimular a formação política e cidadã dos estudantes.

• Incentivar o envolvimento das Escolas em atividades de educação para a cidadania.

• Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.

• Levar os jovens a se interessarem pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com