IPATINGA – Inaugurado no segundo semestre de 1993, o Laboratório de Análises Clínicas da AAPI completou 28 anos de atividades em 2021, com números expressivos de atendimentos, monitoramento constante da qualidade e a conquista do reconhecimento em Boas Práticas de Controle de Produtos para Saúde em Produtos para Diagnóstico, devidamente registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Há 12 anos o Laboratório da AAPI integra o Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ, órgão responsável por Certificações e Acreditações, desenvolvido para laboratórios brasileiros, latino-americanos, europeus e africanos, atestando a exatidão dos laudos laboratoriais.
EXAMES
Constantemente são realizados investimentos em equipamentos de tecnologia de ponta. O laboratório da AAPI disponibiliza uma estrutura que envolve desde os exames clínicos mais comuns; hemograma, glicose, colesterol, fezes, urina, triglicérides, ácido úrico etc., até os mais complexos como TSH (Tireoide), hormônios, teste de Covid, Chikungunya, Zika vírus, exames moleculares (diagnósticos de doenças infecciosas, oncológicas e mutações genéticas), exame de paternidade (DNA), dentre outros. São mais de 200 tipos de exames.
A Associação concretiza 12 mil exames laboratoriais/mês e conta com uma equipe formada por cinco bioquímicas, treze técnicos e cinco atendentes, além de uma gerência e três diretores somente para o atendimento da área de saúde, recentemente estendido ao período noturno diante do aumento do número de associados, sobretudo os trabalhadores da ativa que fazem parte da categoria de associados Premium. Na AAPI todas as consultas médicas são gratuitas e os exames no laboratório são a preços especiais.