quarta-feira, outubro 9, 2024
Google search engine
InícioCidadesIpatinga tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos, Funed descarta caso...

Ipatinga tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos, Funed descarta caso em Fabriciano

Criança de sete anos teve contato com parentes de São Paulo e está internada no HMEM, mas situação está sob controle

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMAS), confirmou nesta segunda-feira (18) que o município tem o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos. Trata-se de uma criança com sete anos, que teve contato com parentes da cidade de São Paulo e cujo quadro está sendo monitorado pela equipe do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM).

“Não há motivo para pânico ou alarme, uma vez que o paciente já tomou as medicações e se encontra estável, mas devemos continuar agindo preventivamente. A evolução geralmente é benigna e não tem uma transmissibilidade rápida, como é o caso da Covid-19. Porém, a pessoa deve ficar em isolamento, pelo prazo médio de 21 dias, até que as lesões desapareçam, sejam bolhas ou crostas. Pedimos à população que fique atenta, para que os casos suspeitos possam ser monitorados. Assim, evitamos que a doença se espalhe”, destacou a infectologista do município, Carmelinda Lobato.

FABRICIANO

Atendendo com prioridade ao suposto caso de Varíola dos Macacos em Coronel Fabriciano, a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), do Governo de Minas, informou nesta segunda-feira (18), que os exames relativos ao paciente da cidade com suspeita da doença, deram negativo.

Apesar do resultado, o município se mantém alerta aos riscos da doença, com qualificação das equipes de saúde para a adoção correta dos protocolos e do tratamento disponível.

Ricardo Cacau lembra que os sintomas são idênticos aos da Catapora ou Varicela, cuja vacina é disponibilizada na rede de saúde para as crianças a partir dos 12 meses e segunda dose entre 15 e 24 meses de idade. A qualquer aparecimento de sintomas, a orientação é procurar a unidade básica de saúde de referência.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre, ou seja, um vírus que infecta macacos chamado “monkeypox”, mas que incidentalmente pode contaminar humanos. A doença é transmitida por meio de gotículas, provocando lesões que se assemelham à catapora ou sífilis. Forma-se no corpo uma crosta que, gradativamente, cai. 

Os sintomas iniciais incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. As lesões na pele se desenvolvem na maior parte das vezes no rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

As lesões na pele podem ser pruriginosas (com irritação ou coceira na pele) ou dolorosas (peroladas e cheias de líquido, muitas vezes cercadas por círculos vermelhos).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments