Uma semana após se enquadrar na Onda Verde, município volta à classificação anterior que restringe atividades econômicas e sociais
IPATINGA – A classificação de Ipatinga à Onda Verde do programa Minas Consciente, anunciada na quinta-feira (15) pelo prefeito Nardyello Rocha, com entrada oficial em vigor no sábado (17), durou apenas uma semana. Nesta quinta-feira (22), a administração de Ipatinga informou que, após deliberação do Comitê Covid-19 do Governo do Estado, o município, segundo a macro de saúde do Vale do Aço, foi reclassificado para a Onda Amarela do programa “Minas Consciente”, o que se dará a partir do próximo sábado (24). Isto significa que a cidade retoma o sistema que vinha sendo adotado até a última semana, devendo ser obedecidas por todos os setores as normas constantes neste estágio de acompanhamento da pandemia.
A microrregião do Vale do Aço estava entre aquelas que apresentaram um quadro controlado da doença após passar 28 dias na Onda Amarela, o que permitiu o avanço para a Onda Verde, possibilitando a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, tais como: atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo; cinemas, bibliotecas, museus, arquivos; parques, zoológicos e jardins; feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê; parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca; bares com entretenimento (shows e espetáculos); serviços de colocação de piercings e tatuagens. Com o retorno à Onda Amarela, todas estas atividades voltam a ser restringidas.
ONDA AMARELA
Com o retorno à Onda Amarela, permitidos o funcionamento das seguintes atividades:
– Bares (consumo no local);
– Autoescolas e cursos de pilotagem;
– Salões de beleza e atividades de estética;
– Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
– Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
– Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
– Comércio de itens de cama, mesa e banho;
– Lojas de móveis e lustres;
– Imobiliárias;
– Lojas de departamento e duty free;
– Lojas de brinquedos;
– Academias (com restrições);
– Agências de viagem;
– Clubes.