Cultura

Ipatinga realiza 2ª edição do Projeto Cultural Novo Olhar

Parte da Semana do Meio Ambiente, evento prevê visitas guiadas a espaços culturais, ecológicos e turísticos do município

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) e Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), promoverá no próximo sábado (8 de junho) a 2ª edição do Projeto Cultural Novo Olhar. A iniciativa integra a agenda local da jornada de itinerários e rotas do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Neste ano, o Projeto Novo Olhar está focado na sensibilização ambiental e do patrimônio através do turismo, com o objetivo de promover a valorização do patrimônio cultural e ambiental por meio do potencial turístico do município. Estão previstas visitas guiadas e rodas de conversa, abrangendo o subtema “Caminhos ecológicos – rotas de preservação ambiental, patrimônio cultural e turismo ecológico” proposto no regulamento.

ROTEIRO

O passeio percorrerá espaços culturais, ecológicos e turísticos de Ipatinga, tendo seu início às 8h com a concentração dos inscritos no Viveiro Municipal (rua Argemiro de Melo, 525, bairro Jardim Panorama) e apresentações das Secretariais Municipais envolvidas nesta atividade. Dali, todos partem para uma visita guiada pelo Viveiro, seguido de uma pausa para o café da manhã.

A atividade seguinte é o passeio pelo Parque Ecológico Samambaia, reserva ambiental localizada no bairro Bom Jardim, com uma roda de conversa sobre o trabalho da Associação Ambientalista Samambaia (ASAS), mantenedora do parque. A parada seguinte do Projeto Cultural Novo Olhar será uma visita a horta comunitária do bairro Bom Jardim.

Na sequência, os visitantes vão conhecer a Fazenda do Zaca, Unidade de Conservação de Uso Sustentável do tipo Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), área preservada da Mata Atlântica. A fazenda fica na localidade de Tribuna, zona rural de Ipatinga. Finalizando o passeio, os visitantes participam de uma Trilha Ecológica, seguido de intervalo para o almoço e retorno à Ipatinga.

PATRIMÔNIO

“O município propõe, com o Projeto Novo Olhar, apresentar o patrimônio como ferramenta importante na integração da comunidade no processo de compreensão, valorização e conservação dos bens culturais e naturais, além de instigá-los à percepção do grande potencial turístico de Ipatinga”, explicou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Rampinelli. Ele informa que as vagas são limitadas e somente os 30 primeiros inscritos vão participar do passeio. As inscrições devem ser feitas através do e-mail passeioecologicopmi.2024@gmail.com

Além das secretarias municipais, são parceiros nesta atividade a Associação Ambientalista Samambaia (ASAS), Infrater Engenharia, Fazenda do Zaca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com