Cidades

Ipatinga discute adesão ao Minas Consciente

Prefeito e secretária municipal de Saúde discutem números epidemiológicos e critérios de avaliação com representantes do Governo do Estado

IPATINGA – Com números epidemiológicos mais confortáveis em relação ao pico da doença, ocorrido em julho, nos próximos dias a cidade de Ipatinga deverá dar mais um passo importante na definição de normas e estratégias para o combate à Covid-19. O Comitê Gestor de Crise foi convocado para uma reunião na próxima segunda-feira (31), desta vez para discutir a possibilidade de adesão do município ao programa Minas Consciente, do Governo do Estado.

Essa nova deliberação é necessária e oportuna, tendo em vista também mudanças de critérios na análise dos níveis de ocupação de leitos, definidas nesta quarta-feira (26) pelo governo do Estado. Na última reunião do Comitê, o município optou pela adesão às normas da Deliberação 17, tendo em vista que os parâmetros observados no programa “Minas Consciente” envolviam condições penalizadoras. Ipatinga permaneceria classificado na chamada Onda Vermelha, a mais restritiva, com impedimentos ao objetivo de retomada gradual das atividades econômicas.

APRESENTAÇÃO DE DADOS

Em busca de soluções para mudar este cenário, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, esteve na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (27), ao lado da secretária municipal de Saúde, Érica Dias, e do secretário municipal para Assuntos Institucionais, Frederico Feres. Eles se reuniram com autoridades da Secretaria Estadual de Saúde para apresentar os dados da macrorregião e também do município, isoladamente, que sinalizam a melhoria dos indicadores locais.

Além dos representantes do Executivo de Ipatinga, estiveram presentes no encontro o chefe de gabinete da SES, João Pinho, e o Superintendente Regional de Saúde, Ernany de Oliveira.

Na oportunidade, foram apresentadas aos representantes do Estado as métricas de saúde feitas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. O acompanhamento é realizado desde o mês de março.

Ao levar essas informações ao conhecimento do Estado, o Executivo pleiteia uma melhora nos índices da microrregião de saúde, dentro dos termos exigidos pelo programa Minas Consciente.

ALTA TESTAGEM

A pandemia de Covid-19 vem sendo semanalmente acompanhada em Ipatinga pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, desde março. A cidade enfrentou em julho um pico de casos confirmados, que começaram a ascender em maio, mas declinaram em agosto.

O município entende que a taxa de incidência de Covid-19 na região se destaca em virtude do grande número de exames realizados em Ipatinga, que identificaram pacientes assintomáticos com Sars-CoV2. “Boa parte destes casos foram confirmados por testes rápidos (52%), não havendo impacto algum no sistema de saúde por esta positividade. Ipatinga é uma das cidades mineiras que mais realizam testes para Covid-19”, salienta a secretária municipal de Saúde, Érica Dias.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com