Cidades

Ipaneminha tem roda de conversa entre congadeiros e folclorista

Projeto Revivendo a História busca a valorização do congado regional

Fotos: Dani Dornelas

IPATINGA – Neste domingo (19) está sendo promovido no Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário, no Ipaneminha, o Revivendo a História, projeto de valorização do congado regional.

Na programação do evento, constam uma roda de conversa com a folclorista Deolinda Alice dos Santos e congadeiros, além da exibição de vídeos gravados com membros do congado. Produzidos via Edital José Lopes Sobrinho, esses filmes estão disponíveis no canal Congaderia Ipaneminha, no YouTube.

Alexandre Luna, idealizador e realizador do Revivendo a História, destaca os principais objetivos do projeto. “Essas ações marcam o início de muitos outros encontros, já que objetiva estimular a promoção de reuniões para além dos festejos e apresentações, uma forma de valorizar e fortalecer o grupo, a identidade cultural do município”. A desmistificação e quebra de paradigmas em torno do congado, dos congadeiros e suas representações é outro propósito da iniciativa, “já que a tradição sofre com estereótipos e preconceitos”, sublinha Alexandre.

TROCA DE SABERES

Segundo ele, devem participar do encontro 25 congadeiros que compõem o grupo do Congado Ipaneminha. “Será um momento ímpar na história dos congadeiros, ter o privilégio de trocar saberes com a nossa convidada especial, a Deolinda, e prosear com os integrantes do grupo num tempo dedicado a eles”, reflete Alexandre.

Quanto ao local onde acontecerá o encontro, Alexandre cita uma fala do museólgo Mário Chagas para justificar a escolha. “Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes”, por isso, optamos por  esse espaço para reviver histórias”.

O Revivendo a História é uma realização de Alexandre Luna, produção de Shirley Maclane. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, governo federal,  por meio da Lei Aldir Blanc .

A folclorista

Deolinda é graduada em História, pela Universidade Federal de Ouro Preto; em Pedagogia, pela Universidade do Estado de Minas Gerais, e em Estudos Sociais, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Ela se aposentou em 2007, mas continua atuando como professora titular da Universidade do Estado de Minas Gerais-Escola de Música como Professor Titular na Sociedade Brasileira de Programação Educacional. Deolinda é consultora de Cultura Mineira no Senac -Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – MG e no Sebrae-MG. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em História e Cultura Brasileira, e se dedica a temas como Cultura Mineira e Folclore aplicado ao Turismo. Deolinda é membro da Comissão Ouropretana de Folclore, da Comissão Mineira de Folclore e do Instituto Brasileiro de Cultura Popular-Olímpia/SP, Capital Nacional do Folclore.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com