Memória, cultura e preservação do meio ambiente são destaques em diversas ações, patrocinadas pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
IPATINGA – A Ação Educativa do Instituto Usiminas lança para 2025 uma série de atrações destinadas a escolas, instituições e comunidade que serão realizadas com o objetivo de promover educação patrimonial e arte-educação. As programações são gratuitas e contam com visitas guiadas, oficinas e atividades que visam o contato com a história, arte e natureza.
CENTRO DE MEMÓRIA
As iniciativas integram o Projeto de Implantação do Centro de Memória Usiminas, realizado pelo Instituto Usiminas com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Grupos escolares, instituições e famílias já podem fazer agendamento para participar das atividades pela Sympla, via sympla.com.br/educativoinstitutousiminas, ou pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas: (31) 98437-3330.
O Centro de Memória Usiminas está aberto para visitação gratuita de quarta a domingo, das 10h às 18h. O espaço conta com diversas exposições e carrega em seu acervo diversos marcos do patrimônio e história de Ipatinga. Com a Visita Noturna o público tem a possibilidade de viver uma experiência noturna no local, desafiando os visitantes a explorar as obras de arte sob um novo olhar.
ROTA 60
Na programação, iniciativas diversas e para todos os públicos. A comunidade tem a possibilidade de fazer um passeio por pontos turísticos de Ipatinga com o Rota 60. Falando em resgate do patrimônio, a Ação Educativa também propõe uma imersão em conhecimento, com o Histórias do Aço, que conta o processo de produção do aço numa divertida visita pela Usina de Ipatinga. Ao fim da visita, há ainda uma oficina de pintura com tintas sustentáveis produzidas com agregado siderúrgico.
VIVEIRO DE MUDAS
Ao ar livre, o público pode contemplar o Viveiro de Mudas da Usiminas, com aproximadamente 204 hectares e mais de 3 milhões de mudas cultivadas. Essa Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), aguarda famílias, escolas e instituições para uma visita de educação ambiental, no programa Aventura no Viveiro.
Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, salienta que a programação educativa gratuita, oferecida há mais de 20 anos, é mais uma forma de contribuir para a formação ampla das pessoas, por meio da arte-educação. “Acolhemos públicos diversos, incentivando a formação de um novo olhar a partir das artes. Iniciativas plurais que oferecemos por meio do nosso educativo reforçam o nosso compromisso social com as comunidades onde a Usiminas está presente”, frisa.