sábado, abril 19, 2025
Google search engine
InícioCulturaIdentidade retrata vida de operário timotense dos anos 80 aos dias atuais

Identidade retrata vida de operário timotense dos anos 80 aos dias atuais

TIMÓTEO – O cineasta timotense Jaydson Sousa, conhecido como Naga, iniciou as gravações do seu primeiro filme média-metragem “Identidade”. A obra é um dos projetos aprovados na Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Timóteo. Com gravações até o fim de maio, o filme tem previsão de lançamento em junho deste ano com exibição gratuita em praça pública. Na sequência, estará disponível no canal do Youtube @Lizardfilmes

Identidade é livremente inspirado na canção homônima do cantor baiano Ederaldo Gentil, que retrata com maestria o cotidiano de um operário, como dos metalúrgicos do Vale do Aço. “O filme conta a história de um operário que vive em Timóteo. E, a partir do seu ponto de vista, vai mostrar com sutileza algumas transformações ocorridas no Brasil e na região nos últimos 40 anos”, revela o diretor Naga.

Como pano de fundo serão abordados temas como direitos trabalhistas, doenças psicológicas, aposentadoria, sonhos. “Apesar de uma ficção, o filme traz memórias e episódios cotidianos de personagens reais que viveram e vivem aqui e fizeram do ofício de operário sua vida, sua história e seu sonho”, completa o diretor.

DOS ANOS 80 AOS DIAS ATUAIS

Para contar essa história, o média-metragem tem participação de mais de 30 pessoas, entre artistas e profissionais de audiovisual da região, divididos em funções como ator, produção, cinegrafia, direção, cenografia, figurino, maquiagem, edição, trilha sonora, entre outras. “Nossa região possui excelentes profissionais. É incrível realizar um projeto envolvendo tantos talentos. Cada dia de gravação o projeto ganha mais força e corpo”, comemora Naga.

Por se tratar de um filme que remonta os anos 80 até os dias de hoje, a obra foi dividida em quatro capítulos, cada um retratando uma década diferente. “Para contextualizar essas diferentes épocas, nossa equipe fez um trabalho de pesquisa para levantar locações, objetos e elementos que ajudam trazer características de cada uma dessas fases vividas pelo protagonista e as mudanças ocorridas”, finaliza o diretor.

EQUIPE

O filme Identidade tem roteiro e direção de Naga, produção executiva de Vanessa Souza, pesquisa de Guilherme Salgado, produção, maquiagem e assessoria de imprensa de Rômulo Amaral, cenografia e figurinos de Herlon Duarte. Na direção de fotografia Cleverson Oliveira e Naga, Câmera de Caju Santiago, som direto de Arthur Ibrahim, 1° Assistente de câmera de José Gervásio, trilha sonora de Junio Endrik e edição de Filipe de Oliveira. No elenco, Pedro Barroso, Daniela Alves, Camile Gracian, Jailton Laurindo, Filipe de Oliveira e Antônio Barroso.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments