Cultura

Hibridus representa Ipatinga no XVI Fórum Nacional de Dança em Brasília

IPATINGA – O Hibridus Dança, grupo do interior mineiro, participa do XVI Fórum Nacional de Dança, que ocorrerá de 5 a 7 de dezembro, em Brasília. Wenderson Godoi, cofundador do Hibridus Dança, membro do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais, representando a setorial de dança e integrante da diretoria do Fórum participará do evento com a temática “A dança na reconstrução do País”.

Alexandre Molina, do curso de dança da Universidade Federal de Brasília, e Jussara Braga, do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais, originária de Mariana, também se unirá às discussões do Fórum representando Minas Gerais.

OBJETIVOS

O Fórum, em parceria com a Fundação Nacional das Artes do MINC (FUNARTE), tem como principais objetivos promover o encontro setorial da dança, pautar proposições para a IV Conferência Nacional de Cultura com previsão de realização em março de 2024, também em Brasília, organizar discussões em grupos de trabalho, apresentar o documento final do encontro e lançar a Frente Parlamentar em defesa dos profissionais da dança.

PROTAGONISMO

Destacando-se como protagonista na aglutinação das urgências da dança no cenário nacional, o Fórum busca valorizar as peculiaridades sociais, econômicas, políticas e culturais das diferentes territorialidades. Além disso, institui-se como espaço agregador, promovendo a autonomia e respeitabilidade dos artistas e profissionais da dança em sua diversidade de criação, produção, prática, e ensino.

O evento contará com a participação de representantes de diversos segmentos, incluindo movimentos sociais, artistas periféricos, coletivos negros, LGBT+, artistas das danças tradicionais e urbanas, entre outros. A mobilização visa à construção da Frente Parlamentar da Dança e a preparação para a IV Conferência Nacional de Cultura.

WENDERSON GODOI

Wenderson Godoi é um artista da dança, curador, gestor e produtor cultural, com grande destaque na cena artística regional. Sua formação tem raízes na periferia e no ativismo social, sendo membro do movimento GRUCON – Grupo de União e Consciência Negra por muitos anos. Seu trabalho atual é fortemente centrado no corpo ancestral, explorando as conexões entre o passado e o presente. Recentemente, estreou seu novo trabalho, “Adeó”, que aprofunda as ancestralidades de vida e trabalho do Hibridus e de Ipatinga, revelando as profundas raízes do território afro-indígena que precedeu a formação da cidade de Ipatinga. Ele possui uma trajetória diversificada, incluindo residências artísticas na Alemanha e no Brasil, e uma extensa formação em produção cultural.

Para mais informações, acesse o Instagram do Fórum Nacional de Dança: https://instagram.com/forumnacionaldedanca?igshid=MzMyNGUyNmU2YQ==

SERVIÇO

XVI Fórum Nacional de Dança em Brasília

Local: Instituto Federal de Brasília SGAN Quadra 610 – Módulos D, E, F, G – L2 Norte – Asa Norte Auditório no Bloco C e Mini auditório no Bloco A

Data: 05 a 07 de dezembro, 2023

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com