Cultura

Hibridus oferece aulas de dança afro

Espaço Hibridus Ponto de Cultura oferece aulas de dança afro com a professora Preta Lua todas as quartas-feiras a partir de 05 de abril

IPATINGA – O Espaço Hibridus Ponto de Cultura de oferece aulas de dança afro com a professora Preta Lua, que é produtora cultural e professora de dança afro-brasileira graduada no grupo Raiz de Quilombo de capoeira. Ela está envolvida com danças afro-brasileiras há cerca de oito anos, incluindo tambores de crioula, maculelê, samba de roda, samba corrido, kuduro e Kazukuta. As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, das 19h às 20h, no Espaço Hibridus Ponto de Cultura, localizado na Avenida 28 de Abril, n° 621, sala 402, JG Shopping Center, Centro, ao lado da igreja católica. O investimento para as aulas é de R$ 40,00 por mês.

As danças africanas representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural do continente africano. Elas integram a extensa cultura africana e são de extrema importância para o seu povo, constituindo parte essencial da vida. É uma maneira de estarem sempre conectados com seus antepassados e carrega uma poderosa carga emocional e artística.

A dança afro-brasileira compõe-se de um conjunto de diferentes danças que apresentam em comum a raiz negra africana. Recriada no Brasil, nas diferentes épocas, essa herança foi ganhando novos significados e expressões. Na sua origem, algumas delas eram realizadas para recordar ou relatar aos mais jovens fatos históricos marcantes. Ao reforçar tradições e fundamentos da sua cultura, as danças tornavam-se um importante meio de autoafirmação do grupo familiar ou social. Outras danças, entretanto, nasceram como meio de expressão e diversão, relacionando o corpo, emoções e atitudes.

As aulas ministradas pela professora Preta Lua são voltadas para todas as idades e níveis de habilidade. Ela tem vasta experiência em ensinar danças afro e tem o objetivo de transmitir todo o conhecimento e tradições das danças africanas aos seus alunos. Para o Hibridus Dança é muito importante este compartilhamento de saberes, principalmente porque o grupo se originou dentro do movimento negro GRUCON – Grupo de União e Consciência Negra, no final dos anos 90, aonde o grupo criou diversos trabalhos com Eclipse, Kozomba, Máscaras todos tendo a questão étnica como provocador principal.

Não perca a oportunidade de se conectar com a cultura africana e aprender a arte da dança afro. Inscreva-se agora mesmo pelo formulário que se encontra no site: www.hibridus.com.br ou no Espaço Hibridus Ponto de Cultura, no dia das aulas.

Para mais informações, visite nosso site ou entre em contato conosco através do telefone (31) 98470-0975 ou e-mail hibridus@hibridus.com.br.

Sobre o Espaço Hibridus Ponto de Cultura:

O Espaço Hibridus Ponto de Cultura é um espaço cultural localizado na Avenida 28 de Abril, n° 621, sala 402, JG Shopping Center, Centro, ao lado da igreja católica. O objetivo do Espaço é oferecer atividades culturais, cursos e oficinas para a comunidade local, promovendo a cultura e a arte em todas as suas formas. O Espaço Hibridus Ponto de Cultura é reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, o que significa que é uma iniciativa cultural que está apta para desenvolver ações de promoção da cultura e da arte.

Além disso, o Espaço Hibridus Ponto de Cultura é um dos espaços culturais que seguem a Política Nacional de Cultura Viva. Essa política foi criada com o objetivo de fortalecer as expressões culturais e artísticas em todo o país, reconhecendo a cultura como um direito humano fundamental e promovendo a diversidade cultural brasileira.

Como Ponto de Cultura, o Espaço Hibridus se compromete em promover a cultura e a arte em todas as suas formas, incentivando a participação da comunidade local em atividades culturais, além de oferecer cursos e oficinas que fomentem a criatividade e o aprendizado. Essa política tem sido fundamental para a promoção da cultura e da arte em todo o Brasil, e o Espaço Hibridus Ponto de Cultura, que conta com o patrocínio da Usiminas e da Aperam Inox via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, se orgulha em fazer parte desse movimento em prol da cultura viva.

 A aula de dança afro faz parte da comemoração dos vinte anos do grupo. Para acompanhar as atividades do grupo basta seguir as redes sociais do grupo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com