Internacionais

Guerra na Ucrânia fez quase 3 milhões de refugiados

ONU cita 2,97 milhões de refugiados desde o início da guerra

KIEV – Em quase três semanas de guerra, o número de pessoas fugindo dos conflitos e dos bombardeios russos na Ucrânia se aproximou de 3 milhões nesta terça-feira (15), afirmou a Organização das Nações Unidas (ONU).

Cerca de 2,97 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia até agora, segundo dados da Agência de Refugiados da ONU (Acnur). O órgão está baseando seus planos de auxílio em uma estimativa de 4 milhões de refugiados, mas disse que esse número provavelmente aumentará.

Após o ataque da Rússia no domingo (13) contra a base militar de Yavoriv, perto de Lviv, algumas pessoas no Oeste da Ucrânia se juntaram aos refugiados cruzando a fronteira.

“Todo mundo considerou o Oeste da Ucrânia bem seguro até eles começarem a atacar Lviv”, disse Zhanna, 40, uma mãe de Kharkiv, que se dirigia à Polônia para se reunir com a sua madrinha que deixou a Ucrânia alguns dias antes.

A maioria dos refugiados está em países que fazem fronteira com a Ucrânia – Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Moldávia – com mais da metade deles, ou 1,8 milhão, apenas na Polônia.

Um grande número de refugiados começa a se mover mais ainda em direção ao Oeste, com 300 mil chegando à Europa Ocidental, afirmou hoje a Acnur.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com