Cultura

Grupo Hibridus estreia a obra coreográfica ADEÓ

Inspirada no álbum “Missa dos Quilombos”, de Milton Nascimento, peça estreia no teatro Zélia Olguin para comemorar seus 20 anos de história do Grupo Hibridus

IPATINGA – Nos próximos dias 31de maio e 1 de junho grupo Hibridus Dança, de Ipatinga, estreia sua mais nova obra coreográfica, “ADEÓ”. A peça celebra os vinte anos de existência do grupo e foi construída sobre os diversos chãos que compõem esta história.

As apresentações acontecem no Teatro Zélia Olguin, bairro Cariru sendo dia 31 de maio, quarta-feira às 20h e no dia 01 de junho duas sessões, às 19h e às 21h. Os ingressos são gratuitos e para retirada basta acessar o Sympla e escolher a sessão de sua preferência. A classificação etária é livre.

ADEÓ

O título da peça “ADEÓ” faz referência a uma canção do álbum “Missa dos Quilombos” de Milton Nascimento “A de Ó” presente desde as apresentações do Grucon – Grupo de União e Consciência Negra, do qual os integrantes do grupo fizeram parte e onde se originou o que é hoje o Hibridus Dança. Daí a peça se torna uma homenagem ao compositor mineiro que, recentemente, completou 50 anos de carreira. Em iorubá, “A de ó” significa “voltaremos a nos encontrar”, Ade” quer dizer “coroa” e “Ó” significa “ela/ele”, podendo expressar “você voltará a usar sua coroa”, no sentido de voltar a ocupar uma posição de potência ou prestígio.

INDAGAÇÕES

A criação é atravessada por referências mineiras como a obra “Missa dos Quilombos” de Milton Nascimento e produções de outros artistas mineiros, indagando: o que podemos escutar do chão? Como escutar o que sequer foi dito? Como escutar além e junto dos ruídos?

Dividindo o mesmo chão do palco do Teatro Zélia Olguin, artistas e público acessarão uma obra feita de memórias coreográficas do repertório do grupo, texturas das paisagens da cidade de Ipatinga (MG) e daquilo que veio “antes do antes”: as biografias dos seus fundadores e atuais membros – Luciano Botelho e Wenderson Godoi -, e as danças do GRUCON. Assim, o trabalho acessa as ancestralidades de vida e de trabalho do Hibridus e de Ipatinga, território afro-i/ndígena que antecedeu a formação da cidade de Ipatinga.

PROVOCAÇÃO

Com direção de Jorge Alencar e Neto Machado (Dimenti Produções Culturais, Salvador – BA) e codireção de Léo Coessens (Coletivo Aberto, Ipatinga – MG), a peça surgiu de uma provocação do crítico e jornalista Marcelo Castilho Avelar (in memoriam) em uma das edições do ENARTCi – festival realizado pelo Hibridus – ao propor que Dimenti e Hibridus, com suas diferentes poéticas, pudessem criar conjuntamente.

A peça é uma coreografia de escuta, celebração e amor, um projeto realizado através de emendas impositivas, recebidas da Prefeitura Municipal de Ipatinga em 2022, com a indicação da vereadora Cida Lima.

SERVIÇO

Espetáculo de Dança: ADEÓ

Local: Teatro Zélia Olguin – Avenida Itália, 1890, Cariru

Data: 31 de maio às 20h e 01 de junho às 19h e 21h

Classificação etária: Livre

Entrada franca com retirada de ingressos pelo sympla.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com