Serão lançadas no mesmo evento as pré-candidaturas de Júlia Restori (Coronel Fabriciano) e Vinícius Bim (Timóteo), entre outras de cidades do Vale do Aço
IPATINGA – A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, estará em Ipatinga sábado, 18 de maio, para o lançamento da pré-candidatura da ex-vereadora Lene Teixeira à prefeitura de Ipatinga. No mesmo evento, serão lançadas também as pré-candidaturas a prefeituras de várias cidades da região metropolitana do Vale do Aço, entre elas, Júlia Restori em Coronel Fabriciano e Vinícius Bim em Timóteo.
Gleisi chega em Ipatinga às 11h30 para o encerramento da reunião do projeto “PT – Em cada canto, um Brasil mais feliz”, junto com a secretária nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade, no Espaço Pérola, rua Florianópolis 285, bairro Veneza II. Às 13 horas, no mesmo local, a presidenta do PT dará entrevista coletiva e participa do evento de lançamento das pré-candidaturas.
“Vamos fazer grandes eventos em Minas Gerais, reunir a companheirada e organizar o nosso time para as eleições de outubro. Este momento é muito importante para o país e eleger prefeitos e vereadores do campo democrático é fundamental. O que está em jogo é a política de sustentação do governo do presidente Lula e também derrotar a extrema direita. Para isso, precisamos estar unidos, apoiar nossos pré-candidatos e continuar contribuindo com o projeto de reconstrução do Brasil. Contamos com a presença de todos e todas”, convidou a presidenta do PT.
UBERLANDIA, VALADARES E ARAÇUAÍ
Na sexta, 17, a presidenta do PT estará em Uberlândia para o lançamento da pré-candidata deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) à prefeitura. Ela segue para Valadares onde participa do evento da pré-candidatura do deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) no início da manhã de sábado, 18. No domingo, 19, às 9 horas, em Araçuaí, será a vez do lançamento da pré-candidatura de Dra. Rita à prefeitura da cidade.
O empenho do PT, segundo Gleide Andrade, é para eleger prefeitos e prefeitas comprometidos com o campo democrático, e vereadores e vereadoras para auxiliar na implementação de políticas públicas para os que mais precisam.
“O governo do presidente Lula tem demonstrado, como nas gestões anteriores, grande capacidade de resolver os problemas que mais afligem a população pobre. O povo mineiro precisa ter parlamentares nas suas cidades que ajudem Lula a reconstruir o Brasil, com a união do campo progressista”, apontou a secretária de Finanças e Planejamento do PT.
Candidaturas comprometidas com políticas públicas
Lene Teixeira é pedagoga e pós-graduada em Gestão e Políticas Públicas e tem 60 anos. Em 40 anos de atuação política, foi vereadora por quatro mandatos, presidiu o PT em Ipatinga e recentemente, em Brasília, atuou como chefe de gabinete do Ministério do Trabalho e Emprego a pedido do presidente Lula. “Estou pré-candidata a prefeita de Ipatinga pelo PT. Aceitei mais esse desafio, porque amo minha cidade e desejo vê-la de volta ao protagonismo nacional”, disse ela, que atuou, como vereadora, pelas leis estruturantes da cidade, como Plano Diretor, Lei Uso e Ocupação do Solo, Plano Municipal de Saneamento, Plano Decenal da Educação, Plano Municipal da Cultura, Código Tributário, entre outros.
De iniciativa própria, aprovou leis como a Lei das Doulas, que assegurou às gestantes o direito de serem acompanhadas por suas doulas na hora do parto nos hospitais da cidade; a lei de proteção animal, que define as sanções a serem aplicadas pela prática de maus-tratos e instituiu o Programa de Controle Reprodutivo de animais. É de sua autoria a lei que estabelece regras de exposição nos supermercados dos produtos que podem ser consumidos por pessoas portadoras de diabetes e hipertensão e a lei que incluiu no calendário municipal o Dia em Memória das Vítimas do Massacre de Ipatinga, que tem como lema “Para que não se esqueça e nunca mais aconteça”, entre várias outras iniciativas.
Vinicius Bim, pré-candidato à Prefeitura de Timóteo, é vereador pelo PT, servidor público há 23 anos e pequeno empresário.
Candidata à Prefeitura de Coronel Fabriciano, Júlia Restori construiu sua jornada de 32 anos como servidora pública lutando junto aos movimentos sociais em defesa das políticas públicas e da participação popular.
É assistente social na Secretaria Assistência Social de Ipatinga. Foi Chefe de Divisão da Assistência Social e Divisão de Turismo na Prefeitura de Timóteo, atuou no projeto de coletiva seletiva, foi secretária de Assistência Social por 12 anos em Fabriciano nas gestões petistas de 2005 a 2016. Foi presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas – MG), foi da diretoria do Colegiado Nacional dos Gestores de Assistência Social (Congemas) e presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRES/MG), entre 2017 e 2023.
Em Fabriciano implementou o Sistema Único da Assistência Social – SUAS. Planejou e coordenou a criação de quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência a População em Situação de Rua (CENTROPOP), do Programa Qualificar, do Pró-Jovem Adolescente, do Programa Vivaidade, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Cozinha Comunitária, do Centro de Convivência – Vivaidade, dentre outros. Foi responsável pela operacionalização do Fundo da Criança e do Adolescente e o Fundo da Pessoa Idosa.