segunda-feira, abril 21, 2025
Google search engine
InícioCidadesFrente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos convoca paralisação contra Zema nesta...

Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos convoca paralisação contra Zema nesta quarta

Foto: O governo estadual enfrenta hoje um novo protesto do funcionalismo

BELO HORIZONTE – A Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos, que reúne trabalhadores do Estado em diversas áreas, convocou uma paralisação geral no próximo dia 8 (quarta-feira). A mobilização é uma resposta do funcionalismo ao arrocho salarial sem precedentes, aumento de taxas do Ipsemg, desmonte da rede de serviços públicos e ataques aos direitos dos servidores promovidos pelo governo Zema.

EDUCAÇÃO SE MOBILIZA

Segundo o Sindicato Únicos dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE), que integra a Frente, desde o início da gestão de Romeu Zema, a recomposição salarial dos profissionais da educação foi de apenas 34%, enquanto o piso nacional da categoria sofreu um reajuste de 86%. Atualmente, os educadores mineiros recebem apenas metade do salário que lhes é devido, conforme a legislação vigente.

“O reajuste de 3,62% proposto pelo governo Zema parece não apenas insuficiente, mas um verdadeiro ataque à trajetória de luta e conquistas dos educadores mineiros. Tal proposta não reconhece as perdas acumuladas ao longo dos anos, nem se alinha às expectativas e direitos da categoria.

De fato, esse índice de reajuste não recompõe sequer a inflação dos últimos 12 meses”, afirma a coordenadora-geral do SindUTE-MG, Denise Romano

PL 2238/24

Ainda segundo ela, para agravar a situação, o governo Zema enviou à ALMG um projeto de lei que desmonta o IPSEMG e aumenta a contribuição dos servidores. “O Sind-UTE/MG já demonstrou que as responsabilidades dessa situação devem recair sobre o governo estadual, ao implementar políticas que desvalorizam as categorias e comprometem o funcionamento do Instituto”, denuncia Denise Romano.

Ela salienta que o Sindicato se posiciona firmemente contra essa proposta e se compromete a atuar para que o governo assuma sua responsabilidade e busque soluções políticas e administrativas alternativas para garantir o funcionamento adequado do Instituto.

“É nesse sentido que o Sind-UTE mobiliza a categoria, a partir de uma iniciativa da Frente de Defesa dos Serviços Públicos de MG, para uma paralisação geral no dia 08 de maio”, conclama.

ATO PÚBLICO

A mobilização do funcionalismo público estadual prevê um grande ato no da 8, às 9:00h, no pátio da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.

Conforme o Sindicato, a mobilização é essencial para denunciar os ataques aos servidores e alertar a sociedade sobre os riscos que representam à continuidade da oferta dos serviços públicos essenciais para a população.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments