Internacionais

França vai ao segundo turno dividida

Esquerda radical, que ficou em 3º lugar tem 44% de abstenção e 23% de votos em Marine Le Pen

(DO UOL) – O segundo turno das eleições presidenciais francesas promete ser muito acirrado, em 24 de abril. Será uma disputa entre o liberal econômico pró-Europa Emmanuel Macron, atual presidente, e a nacionalista de extrema-direita Marine Le Pen, uma das vozes mais conhecidas do ultraconservadorismo. Com resultados parciais mostrando Macron em primeiro lugar, seguido de Le Pen, outros importantes candidatos admitiram a derrota. E, com exceção de outro candidato de extrema-direita, Éric Zemmour, todos pediram aos eleitores que barrem a extrema-direita no segundo turno.

APOIO A MACRON

Os partidos Socialista, Republicanos, Ecologistas, Comunistas já anunciaram apoio a Macron. Esses quatro representam cerca de 15% dos votos no primeiro turno, segundo estimativas. Zemmour obteve cerca de 7%. A candidata conservadora Valérie Pécresse alertou para “consequências desastrosas” se Macron perder, enquanto a socialista Anne Hidalgo pediu aos apoiadores que votem nele “para que a França não caia no ódio”.

EQUILÍBRIO

Pesquisa do instituto Ifop (Institut français d’opinion publique) previu um segundo turno muito equilibrado, com 51% para Macron e 49% para Le Pen. A diferença é tão apertada que está dentro da margem de erro. Outras pesquisas mostraram uma margem um pouco maior a favor de Macron, com até 54%.

Em 2017, Macron venceu Le Pen com 66,1% dos votos. Le Pen reduziu a liderança de 10 pontos de Macron nas últimas semanas graças a uma campanha focada em questões de custo de vida. Ela se apresenta como a única capaz de proteger os fracos e unir uma nação cansada de sua elite.

ESQUERDA RADICAL

Jean-Luc Mélenchon, do partido de esquerda radical A França Insubmissa, conquistou 22% e quase passou para o para o segundo turno. Os votos que ele recebeu podem ser determinantes para a disputa. O instituto Ifop indica que 44% dos eleitores de Mélénchon podem se abster de votar no segundo turno. Entre os que votariam, um terço optaria por Macron e 23% escolheria Le Pen.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com