Cultura

Festival Nacional de Teatro de Ipatinga se encerra neste fim de semana

Espetáculos da Paraíba e Curitiba, da cena nacional e internacional encerram a terceira edição do FTI

IPATINGA – O Festival de Nacional de Ipatinga – Conectados encerra sua terceira edição recebendo, nos dias 20 e 21 de agosto, dois grandes espetáculos da cena nacional das artes cênicas, com apresentações no exterior. De João Pessoa, Paraíba, recebe o Piollin Grupo de Teatro, com o magnífico Vau da Sarapalha, e de Curitiba, Paraná, presença da Cia. Brasileira de Teatro com Preto.

O FTI teve início no dia 06 de agosto e recebeu, em dois fins de semanas, dez espetáculos, selecionados por meio de edital. Em oito dias de apresentações reuniu 04 espetáculos infantojuvenis e 06 adultos, vindos  das cidades mineiras de Uberlândia, Belo Horizonte, Timóteo e Ipatinga, além de Itajaí/SC; Itapira/SP e Mossoró/RN. 

Foram seis dias de apresentações, com participação de cerca de 1.500 pessoas nas exibições, nesta edição que é realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena, Secretaria do Estado de Cultura do Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo,e Governo Federal, utilizando os recursos da Lei Federal 14.017 – Lei Aldir Blanc.

Piollin Grupo de Teatro Espetáculo apresenta “Vau da Sarapalha”, adaptação de Luiz Carlos Vasconcelos a partir do conto “Sarapalha” de João Guimarães Rosa,com direção de Luiz Carlos Vasconcelos. Elenco: Escurinho, Everaldo Pontes, Nanego Lira, Servilhio de Holanda e Soia Lira Foto: Adalberto Lima

GUIMARÃES ROSA EM VAU DA SARAPALHA

O primeiro a entrar em cena, na sexta, 20 de agosto, é Vau da Sarapalha, com o Piollin Grupo de Teatro, de João Pessoa, Paraíba, com direção, adaptação, cenografia e iluminação de Luiz Carlos Vasconcelos. Integram o elenco grandes personalidades artísticas da Paraíba:  Everaldo Pontes, Nanego Lira, Servilio Gomes, Soia Lira e Escurinho.

Adaptado do conto Sarapalha, de João Guimarães Rosa, o espetáculo teve sua estreia em 1992 e realizou apresentações por várias cidades brasileiras e em festivais internacionais. É considerada uma das montagens mais importantes quanto a uma aproximação possível do universo de Guimarães Rosa no contexto da cena contemporânea. A adaptação de Luiz Carlos Vasconcelos reúne tanto elementos do teatro físico, quanto do narrativo e remete o público ao universo simbólico de Guimarães Rosa.

OPORTUNIDADE ÚNICA

De acordo com Claudinei de Souza, coordenador do festival, a exibição do espetáculo é uma oportunidade única para apaixonados pelo teatro assistirem uma das montagens mais importantes já realizadas no país. “Possibilitar a exibição de Vau da Sarapalha, mesmo que seja de maneira online é a realização de um sonho. Tive a oportunidade de assistir em 2000 e confesso que depois desta experiência foi que tomei a decisão de fazer a arte o meu ofício”, destaca Claudinei.

Renata Sorrah e Grace Passô contracenam em “Preto”

Construção histórica e social do racismo em Preto

Encerra a terceira edição do FTI o espetáculo Preto, montagem da Cia. Brasileira de Teatro, Curitiba (PR), que teve sua estreia em novembro de 2017, com direção de Márcio Abreu e um elenco formado por Cássia Damasceno, Felipe Soares, Grace Passô, Nadja Naira, Renata Sorrah, Rodrigo Bolzan e o músico Felipe Storino.

A peça dialoga sobre construção histórica e social do racismo no Brasil. É articulada a partir da fala de uma mulher negra, que trata de racismo, a realidade do povo de pele negra no Brasil hoje, o afeto e o diálogo, negritando a maneira como lidamos com as diferenças e como cada um se vê numa sociedade marcada pela desigualdade.

REFLEXÃO

De acordo com o diretor, Márcio Abreu, o racismo é o ponto de partida, mas o propósito não é puramente discuti-lo pois esta tarefa não se encerra em um espetáculo de teatro. Para Márcio a dramaturgia suscita reflexão sobre como a sociedade tem lidado com as diferenças. “A proposta é um experimento da coexistência, onde as questões raciais tão latentes no debate do Brasil atual demonstram a dificuldade em colocar em diálogo pessoas com diferentes repertórios e vivências”, destaca o diretor.

Os espetáculos Vau da Sarapalha, 20 de agosto e Preto, 21 de agosto só serão exibidos uma única vez, a partir das 20h, gratuitamente no canal do Grupo Boca de Cena no Youtube / Grupo Teatral Boca de Cena – Ipatinga.

Programação completa e melhores informações na bio  @bocadecenaipatinga.

SERVIÇO

Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – Ano III – Conectados

YouTube.com/Grupo Teatral Boca de Cena Ipatinga

Coordenação Geral: Claudinei de Souza

Produção: Marilda Lyra e Rodolgo Bello

20/08 (Sexta) – 20h – Adulto – Vau da Sarapalha – Piollin Grupo de Teatro – João Pessoa/Paraíba

21/08 (Sábado) 20h – Adulto – Preto – Cia. Brasileira de Teatro – Curitiba/Paraná

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com