Cultura

Festival de Verão Vale do Aço oferece quatro oficinas gratuitas

IPATINGA – Atividades artísticas para o público vão marcar a programação da primeira edição do Festival de Verão Vale do Aço, realizada entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro. O público vai poder participar gratuitamente de três oficinas e uma contação de história, realizados na tenda da Biblioteca Central de Ideias, que será montada no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas durante o Festival. Para todas as atividades não é necessário inscrição prévia. Basta comparecer ao espaço.
 
COLAGEM

A primeira oficina será “A Arte da Colagem”, ministrada pela pintora e ilustradora Rosane Dias, no dia 23 de janeiro, às 16h.Usando diferentes técnicas e materiais, os participantes vão experimentar por meio da colagem as infinitas possibilidades da criatividade e imaginação. O objetivo é exercitar a composição gráfica e poética e explorar materiais na construção do trabalho artístico para conseguir resultados finais surpreendentes. Rosane Dias é pintora e ilustradora, bacharel em pintura pela Escola de Belas Artes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), estudou também Artes Plásticas e Contemporaneidade pela UEMG.
 
FERNANDA LA NOCE
No dia 30 de janeiro, a ilustradora Fernanda La Noce vai comandar a oficina “Carimbadores da Alegria”, às 16h. A proposta da oficina é servir de introdução ao universo das possibilidades gráficas do desenho e da estampagem com o objetivo de elaborar pequenos cartões ilustrados a partir da técnica da investigação de marcas gráficas e da construção de carimbos artesanais feitos com materiais alternativos.  
Fernanda La Noce é ilustradora, formada em Design Gráfico pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), especialista em Arte/Educação pela UnB (Universidade de Brasília), onde é professora no curso de Licenciatura em Artes Visuais.

 FEVEREIRO
Em fevereiro, a tenda da Biblioteca Central de Ideias vai receber a contação de história “Momento Bi-charada”, com Adriane Lima, no dia 13 de fevereiro, às 16h. A pedagoga e contadora de histórias vai animar o público com contação, leitura de histórias e brincadeiras literárias sobre diversos bichos que existem e sobre os que não existem também. Adriane Lima é pedagoga pós-graduada em Arte/Educação, contadora de histórias e artesã. Escreve histórias e produz livros de pano desde 2008 e ministra cursos para formação de leitores e contadores de histórias.

CARTOON
Para encerrar as atividades artísticas do Festival de Verão Vale do Aço, no dia 20/02 o designer gráfico Rodrigo Cristiano vai ministrar a oficina “Criação coletiva e colaborativa de personagens de cartoon”, às 16h. Nesta atividade os participantes serão divididos em grupos com faixas etárias diversas e vão construir um personagem em estilo cartoon coletivamente. Rodrigo Cristiano é designer gráfico pela Univale/GV, especialista em História da Arte pela PUC-Minas, especialista em Ensino de Artes pela UFMG, mestre em Ciências Sociais pela Univale e professor dos cursos de Publicidade e Jornalismo do Unileste.
 
LITERATURA

Durante o Festival, a Biblioteca Central de Ideias estará com um cantinho especial para leitura e oficinas no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas. No espaço o público poderá conferir o acervo e tornar-se sócio da biblioteca gratuitamente. A tenda vai funcionar de terças a sextas-feiras das 10h às 21h e aos sábados, das 13h às 19h. Na programação do festival, espetáculos de música, teatro e dança vão movimentar os demais espaços culturais Usiminas, com ingressos a R$ 15 antecipados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com