Grupo de Teatro dá sequência ao projeto “Valores, arte, consciência e cidadania” com atividades em praças públicas e lançamento de livros
IPATINGA – O Grupo de Teatro Farroupilha dá sequência às atividades da agenda 2024 com a Ciranda de brincadeiras nas praças, que consistirá na contação de histórias e na realização de jogos de estafeta e brincadeiras nesses espaços públicos. O lançamento de livros na Câmara Municipal e na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares também irá compor a programação do grupo. Todas as atividades, que integram a programação do projeto Valores, arte, consciência e cidadania, serão promovidas entre 20 e 29 deste mês sempre com entrada franca.
JOGOS
Claudiane Dias, presidente do grupo Farroupilha conta que jogos de estafetas são uma das possibilidades de interação com as crianças e famílias na praça proposta na agenda do projeto. “Essa é uma das atividades dinâmicas que serão realizadas buscando promover a interação entre os participantes, incentivando a socialização e o trabalho em equipe com o público. É essencial para desenvolver capacidades físicas e sociais com diversão e alegria, diminuindo o estresse e a tensão do dia a dia”.
CONTAÇÃO
Em relação à contação de histórias, será apresentada “A Porquinha de rabo esticadinho”, baseada na obra de Rubem Alves, que conta a saga de Lili, a porquinha do rabo esticadinho, que sofre muito com os julgamentos por ser diferente dos porcos dos rabos enrolados e decide viver aventuras na tentativa de enrolar o rabinho e ficar “igual” aos demais. A maior delas foi entrar para o circo e se tornar uma trapezista amada por todos.
“Essa obra de Rubem Alves aborda questões de identidade, aceitação e autoestima por meio da história de uma porquinha. A narrativa ensina às crianças sobre a importância da autoaceitação, da valorização das diferenças e do respeito mútuo”, sublinha Claudiane.
LIVROS
Sobre o lançamento dos livros, o fundador do grupo Farroupilha, Didi Peres, anuncia a obra de Zilândia Barros Ferreira, “Meu universo além do céu azul”; e “Grupo Farroupilha, 29 anos brincando a sério”. “O livro da Zilândia reúne poemas que celebram os laços familiares, a amizade e a conexão com o meio ambiente, enquanto explora os matizes do amor e da vida. Os versos exaltam o respeito, a coragem, a determinação e esperança necessária à superação de desafios”, enfatiza Didi. Sobre o segundo lançamento, o ator conta que a obra aborda a trajetória Grupo Farroupilha, “marcada pela apresentação de 30 espetáculos, performances e intervenções, o lançamento de um CD com trilha sonora original e estórias da peça Estórias de Bichos, inspirada na obra de Rubem Alves. Nosso livro faz referência ainda a premiações, viagens do grupo, projetos itinerantes e nossa relação com o universo educacional”.
O projeto Valores, arte, consciência e cidadania é uma realização do Grupo Farroupilha, com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Ipatinga. A ação é realizada como recursos de emendas impositivas concedidas pelas vereadoras Cida Lima e Cecília Ferramenta e pelo vereador Ley do Trânsito.
SERVIÇO
Ciranda de brincadeiras nas praças, neste mês de fevereiro, sempre de 19 às 20h30. Dia 20, na praça Waldomiro Serafim, no bairro Bom Jardim; dia 22, na praça do ponto final do Vila Celeste; dia 23, na praça Dona Maria do Dízimo, no Veneza II; dia 24, na praça Juventino Gomes Ribeiro, no Limoeiro; dia 25, no Galpão 1 do Parque Ipanema; no dia 27, na praça do Itamarati, no bairro Bethânia.
Lançamento dos livros Meu universo além do céu azul e Grupo Farroupilha, 29 anos brincando a sério, no dia 28 de fevereiro, na Câmara Municipal de Ipatinga e, no dia 29, na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares.