FABRICIANO – A volta às aulas em Coronel Fabriciano é marcada pela retomada das regras de prevenção à Covid-19 no ambiente escolar. A Secretaria de Governança Educacional e Cultura anunciou a “volta às aulas com segurança”, reforçando as normas estabelecidas para a retomada das aulas presenciais.
Ao chegar às escolas nesta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, todos os estudantes devem estar usando máscaras e fazer o uso do álcool em gel, que será disponibilizado em dispensadores próprios instalados na entrada das escolas e nas portas das salas.
A prevenção à Covid-19 é uma tônica da administração municipal. Na aula inaugural, evento que marca a abertura do ano letivo, a secretaria promoveu uma palestra com o escritor e mágico Jardel Beck, que integra o rol de palestrantes do Grupo Positivo do Sistema Aprende Brasil. O tema da palestra foi “A mágica da Educação: Transformando empenho em desempenho”. A importância da adaptabilidade em ambientes desafiadores, da inteligência emocional, pessoal e da equipe para unir forças e atingir metas e objetivos comuns. O prefeito Dr. Marcos Vinicius participou da aula inaugural, que aconteceu na terça-feira (1º).
ANO DE CONQUISTAS
“Nesses tempos de pandemia, nós precisamos debater o trabalho em equipe. O resultado agora depende mais do que nunca da união de todos. Já vimos que a Covid-19 não vai embora facilmente e, por isso, estamos certos de que os desafios para a educação permanecem. Nossos educadores demonstraram muita coragem e disposição até o momento e temos certeza que teremos mais um ano letivo de conquistas para toda a educação”, disse Carlos Alberto Serra Negra, Secretário de Governança Educacional.
Todas as diretrizes do ano letivo foram adotadas com antecedência e o calendário escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educação já se encontra nas unidades escolares. A expectativa da secretaria é cumprir todas as metas estabelecidas para o ensino fundamental, educação infantil, EJA e educação especial.
UNIFORME E KIT ESCOLAR
A secretaria já abriu licitações para aquisição de novas peças do uniforme fornecido aos alunos desde 2018. O kit escolar também está em fase de compra e deve ser entregue brevemente.
REFORMAS
Paralelamente à volta às aulas, a secretaria realiza obras em diversas escolas. As maiores intervenções ocorrem nas escolas municipais Said Albeny, Argeu Brandão e Boa Vista. São investimentos superiores a R$ 5 milhões com previsão de conclusão neste ano. Apesar do andamento das obras, nenhuma escola vai interromper as aulas.
NOVA UNIDADE
O município deve entregar neste ano um novo centro de educação infantil. O CMEI da rua Xingu, no bairro Universitário, está com as obras avançadas. A nova unidade educacional possui mais de 3 mil metros quadrados e vai oferecer cerca de 200 vagas.