Cidades

Fabriciano amplia horário para impulsionar vacinação com 3ª dose

População pode se vacinar das 12h até 20h todos os dias da semana

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal anunciou que a partir de segunda-feira (20) todas as unidades de saúde vão atender até 20h os moradores acima de 18 anos que estão no momento de tomar a 3ª dose da vacina contra Covid-19.

NestA sexta-feira, 17/12, o Governo do Estado publicou uma resolução baixando de cinco para quatro meses o prazo entre a 2ª e a 3 ª dose. Com isso, todas as pessoas que já passaram os quatro meses desde a 2ª dose podem tomar a dose de reforço (3 ª  dose). O município decidiu convocar a população para comparecer às unidades de saúde.

“Nós sabemos que boa parte da população não está atenta a essas informações. Por isso, decidimos convocar os moradores. E mais que isso, criar uma estrutura diferente e facilitar para o morador que trabalha o dia todo, mãe ou estudante que não pode ir até a unidade de saúde durante o dia. Essas pessoas podem se vacinar após o horário comercial, já que as unidades estarão abertas até 20h”, disse Ricardo Cacau Melo, secretário de Governança da Saúde.

O esquema vacinal para 3ª dose é válido para todas as pessoas maiores de 18 anos que tenham tomado vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac. Todas com o mesmo aprazamento de quatro meses. Para quem tomou a dose única da Janssen, a recomendação também é tomar a dose de reforço no prazo de quatro meses após a primeira imunização.

ÔMICRON

O secretário, Ricardo Cacau, alerta que a 3ª dose é apontada como reforço a mais de proteção contra as novas variantes que estão surgindo, como a Ômicron. Além dela, outras variantes também têm circulação comunitária em todo o Brasil e a única forma de enfrentá-las é por meio do reforço na vacinação.

“Pedimos a todos os moradores que procurem a UBS mais próxima de sua residência e façam o agendamento. Quem estiver no prazo que tome agora e não deixe passar o período de festas natalinas e o Réveillon, pois muitos vão se reunir em família ou viajar de férias. Com a 3ª. dose a gente acredita que a proteção é maior e o cidadão pode curtir a virada mais tranquilamente”, disse.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com