domingo, abril 20, 2025
Google search engine
InícioCulturaExposição gratuita apresenta obra de José Bento no Centro Cultural Usiminas

Exposição gratuita apresenta obra de José Bento no Centro Cultural Usiminas

“A Qualquer Fagulha” tem patrocínio da Usiminas e pode ser visitada até 16 de setembro em Ipatinga  

IPATINGA – Na próxima quinta-feira (3), a exposição “A Qualquer Fagulha” inicia sua temporada em Ipatinga. A mostra de trabalhos do artista José Bento prossegue até 16 de setembro, com entrada gratuita, na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas.  A exposição, realizada pela Eletra Serviços Culturais, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio do Instituto Usiminas, pode ser vista de terça a sábado, das 12h às 20h. 

“A Qualquer Fagulha” conta com curadoria de Rafael Perpétuo e Clarice Steinmüller, e assistência de Vitor Moreira. A exposição apresenta obras emblemáticas de José Bento, já expostas na Bienal de São Paulo, do Mercosul e de Benin.

CARREIRA

Nascido em Salvador, José Bento se apresentou ao mundo da arte na década de 80 com a produção de maquetes artísticas. A partir dos anos 1990, se dedicou às grandes esculturas, principalmente de madeira, explorando a organicidade natural e a transformação da matéria. Atualmente, tem obras expostas em acervos públicos do Museu de Arte da Pampulha, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Instituto Itaú Cultural e do Museu Nacional de Belas Artes, além de coleções internacionais públicas e privadas.

LAPIDAÇÃO

“Ele talvez seja o último dos artistas contemporâneos escultores na acepção clássica da palavra. José Bento trabalha o desbastamento da matéria para produzir suas obras, ainda que isso se expanda para os limites que a arte de hoje pede: ele vai para a fotografia, vídeo e outras linguagens. Não há outro artista como ele”, afirma Rafael Perpétuo. 

O curador conta, ainda, que a exposição resulta de mais de dois anos de trocas com o próprio artista. “Pensamos primeiro na relação das obras com sua origem intrínseca: as árvores e uma ideia de ecologia política. Ao lapidarmos, nos aprofundamos em duas questões: o fogo e o ar. Em anos recentes, vimos a Amazônia pegando fogo e as pessoas morrendo sem conseguir respirar. Para ter fogo, precisa haver oxigênio. Há um compromisso entre os elementos. Então, trazemos a Ipatinga essas questões que convidam o público a refletir”, destaca Rafael.   

REFLEXÃO

“É um privilégio hospedar obras de José Bento na Galeria do Centro Cultural Usiminas; uma exposição que nos ajuda a refletir sobre o nosso papel no mundo como agentes de transformação. A mostra cumpre um papel importante, oferecido pela Usiminas desde a criação do Instituto, há 30 anos, que é investir em formas de democratizar, cada vez mais, o acesso à arte”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas. 

Escolas e grupos de visitantes poderão conhecer a exposição “A Qualquer Fagulha” por meio da visitação mediada pela Ação Educativa do Instituto Usiminas. Para escolas públicas, há ainda a possibilidade de ônibus gratuito. O agendamento já pode ser feito pelo WhatsApp (31) 98437-3330.

SERVIÇO

Exposição: “A Qualquer Fagulha” – José Bento   

Data: 3 de agosto a 16 de setembro 

Local: Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga (MG)  

Funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 20h (entrada gratuita)  

Para agendamentos de escolas e instituições basta entrar em contato com a Ação Educativa do Instituto Usiminas pelo número: WhatsApp (31) 98437-3330.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments