BH – Familiares, amigos e figuras políticas se reúnem nesta segunda-feira (3 de janeiro) para se despedir do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso. Representando a família, o filho de Cardoso, o deputado federal Newton Cardoso Junior (MDB), fez um pronunciamento à imprensa no início do velório, que acontece no Palácio da Liberdade.
Cardoso estava internado em um hospital da capital desde pelo menos a última sexta-feira (31 de janeiro), conforme informações da família. Ele faleceu no domingo (2 de fevereiro), após falência múltipla dos órgãos. A família não informou o que provocou a condição.
Ao lado do atual governador de Minas, Romeu Zema (Novo), Newton Cardoso Junior agradeceu à equipe do governo de Minas e às mensagens que têm recebido de pêsames do falecimento do pai. Por volta de 10h40, a cerimônia de despedida foi aberta ao público, com uma fila se formando para a população prestar as últimas condolências ao ex-chefe do Executivo estadual.
“Temos essa oportunidade de fazer essa despedida dele, muito dolorosa, uma despedida que deixa muita saudade, mas a gente transforma a tristeza em respeito ao legado dele”, disse Newton Cardoso Junior.
O ex-governador, nascido em Brumado, no Sul da Bahia, era separado e tinha quatro filhos. Cardoso governou Minas Gerais de 1987 a 1991. Além da eleição para o Palácio da Liberdade, teve três mandatos como prefeito de Contagem, na Grande Belo Horizonte, e três para deputado federal.