sexta-feira, dezembro 12, 2025
spot_imgspot_img
InícioCultura“Eu Rio que Tansborda” estreia no Ecoar Ponto de Cultura

“Eu Rio que Tansborda” estreia no Ecoar Ponto de Cultura

IPATINGA – O espetáculo “Eu Rio Que Transborda”, coloca no centro do palco o pretagonismo e aborda diversas violências que atingem a população negra em todo o país. O público terá a oportunidade de adentrar a realidade, as dificuldades, os desafios que assolam a população negra na sociedade e como a pluralidade da cultura afrobrasileira com seus ritmos, suas músicas, danças e espiritualidade são válvulas de respiro em meio a tantas lutas e desafios.

Segundo Matí Lima, do Ecoar Ponto de  Culura, a dramaturgia tem como ponto de partida a dualidade e o contraditório tão presente na constituição humana e em diversos momentos convoca o público a mover se em comum unidade e/ou comunidade, pois a base da filosofia africana e afrobrasileira é o trabalho coletivo e é preciso a troca com o outro para manutenção do axé.

ARTES NEGRAS

Inédito, o espetáculo é o primeiro resultado de um trabalho que tem como núcleo de pesquisa o mergulho nas possibilidades de caminhos de investigação para as artes negras no Vale do Aço, Minas Gerais e Brasil. Reconhecendo a espiritualidade afrobrasileira como uma parte importante de nossa cultura.

“O antagonista deste espetáculo é o racismo estrutural que coloca corpos pretos às margens da sociedade e nas bordas do mundo. Rompe a farsa do “homem universal” que tanto foi disseminada pela branquitude e ao mesmo tempo propõe o movimento Sankofa, adentrando o tempo espiralar e reconhecendo a fé como pilar da cultura afrobrasileira, O que se vê em cena não é religião – o religare, é cultura”, afirma Matí Lima que assina a dramaturgia, direção e atuação.

O trabalho tem supervisão artística de Gustavo Nascimento e Aléxia Dias, consultoria em capoeira de B.Boy Luizin, percussão ao vivo de WR MC e Jackson Patrick; Beats de DJ Amorim, operação de luz de Talikinho e produção executiva de Lucciano Whyte.

APRESENTAÇÃO

O espetáculo será apresentado nesta sexta-feira e sábado, às 20h; e no domingo, às 19h, no ECOAR Ponto de Cultura, que fica na Avenida José Anatólio Barbosa, 1052 C, Limoeiro, na cidade de Ipatinga. A entrada é franca e as 50 senhas serão distribuídas 01h antes do espetáculo. A classificação indicativa é para pessoas a partir de 12 anos de idade.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEl). Termo de Execução 149/2025.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments