Ação “Estação Defensoria” será realizada nos dias 6 e 7 de agosto, na Estrada de Ferro Vitória a Minas, no trajeto entre Belo Horizonte e Aimorés, com orientações jurídicas gratuitas em diversas áreas
BH – A cidadania também pode viajar de trem. Em agosto, mês em que completa 50 anos de história, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) vai transformar o último vagão do Trem da Vale em um espaço de escuta, orientação e acesso a direitos. A ação integra o projeto Estação Defensoria e será realizada nos dias 6 e 7 de agosto, na Estrada de Ferro Vitória a Minas, no percurso entre Belo Horizonte e Aimorés, ida e volta.
Ação ocorrerá no trajeto entre as estações Belo Horizonte e Aimorés
ESPAÇO
A escolha do trem como espaço de atendimento dialoga com a própria trajetória da DPMG: uma Instituição que, há cinco décadas, atravessa distâncias, chega a diferentes territórios e trabalha para encurtar o caminho entre a população e o acesso à justiça. Nos trilhos que cruzam municípios mineiros, a Defensoria levará informação, acolhimento e orientação jurídica a quem muitas vezes encontra barreiras para buscar seus direitos.
SERVIÇOS
Durante a ação, defensoras, defensores públicos e equipes da Instituição prestarão orientações nas áreas Cível, Consumidor, Saúde, Família, Sucessões, Criminal, Execução Penal, Direitos da Criança e do Adolescente e Direitos da Pessoa Idosa. Os atendimentos serão realizados no último vagão, identificado para receber o público ao longo da viagem. A equipe também irá circular de vagão em vagão para desenvolver ações de educação em direitos, informando passageiras e passageiros sobre a atuação da Defensoria Pública e sobre direitos que podem fazer diferença em suas vidas.
A Estação Defensoria reforça a presença da DPMG onde a vida acontece: nos deslocamentos cotidianos, nos encontros entre cidades, nas histórias de quem segue viagem em busca de trabalho, tratamento de saúde, convivência familiar, estudo ou novos recomeços. A proposta é fazer do vagão um ponto de passagem para a cidadania, conectando pessoas a informações essenciais sobre seus direitos.
SERVIÇO
Projeto: Estação Defensoria
Ação: atendimento e orientações jurídicas gratuitas no Trem da Vale
Datas: 6 e 7 de agosto
Local: Estrada de Ferro Vitória a Minas, no trajeto entre Belo Horizonte e Aimorés, ida e volta
Atendimento: último vagão do trem
Áreas: Cível, Consumidor, Saúde, Família e Sucessões, Criminal e Execução Penal, Direitos da Criança e do Adolescente e Direitos da Pessoa Idosa



