Cultura

Espetáculos Didáticos, oficina na comunidade e homenagem ao Mês da Mulher

Programação do Instituto Usiminas traz atrações para famílias e escolas, em março

IPATINGA – Março chega trazendo novidades para a programação do Instituto Usiminas. O mês marca a volta da Série Espetáculos Didáticos da Ação Educativa, com atrações para escolas; do Festival de Verão, que agora será em novo formato e o lançamento do Arte em Família na Comunidade, que pela primeira vez será realizado em um bairro de Ipatinga. O Circuito Comunidade em homenagem ao Mês da Mulher também está entre as atrações de destaque de março. A programação é realizada pelo Instituto Usiminas, com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O bairro Esperança vai receber o Circuito Comunidade Ipatinga celebrando o Dia Internacional da Mulher, com uma apresentação itinerante de Nívea Paula (voz) e Marcony Carvalho (teclado), dia 13/3 (domingo), das 9h às 11h. Itatiaiuçu também será presenteada com uma edição do Circuito Comunidade, pelo aniversário da cidade, no próximo domingo (6/3), das 8h30 às 11h30, com a apresentação “Gente de toda cor, gente de todo amor!”, da Cia. Descarga de Comédia (MG). A ação vai passar pelas comunidades Samambaia, Curtume, Quintas do Boa Vista e Ponta da Serra e é patrocinada pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

De terça a sexta, das 12h às 20h, o Centro Cultural Usiminas está aberto a visitação para duas exposições: “Arte de Rua” e “A Incrível História das Ilusões” (foto)

Oficinas

A estreia do Arte em Família na Comunidade será no dia 26/3 (sábado), às 10h, no Centro Comunitário Bom Jardim, em Ipatinga, voltada especialmente para moradores do bairro. Com a oficina “Fábrica de Lambe-Lambe”, a Ação Educativa do Instituto Usiminas propõe transformar as paredes do Centro Comunitário com os cartazes produzidos (e fixados!) pela própria comunidade.

O Arte em Família também será realizado no Centro de Memória Usiminas, neste sábado (5/3), às 15h30, com o tema CTRL C – CTRL V: Laboratórios de colagem de paisagens. No sábado seguinte (12/3), às 10h e às 15h30, o Arte em Família será no Centro Cultural Usiminas comandado pela artista Rosane Dias, sob o tema “Brincar com Imagens”. A atividade encerra a exposição “A incrível História das Ilusões”, que está em exibição na Galeria do Centro Cultural Usiminas até o dia 15/3.

Para escolas

Outra boa notícia de março é a retomada da Série Espetáculos Didáticos. De 23 a 25/3 (quarta a sexta), estudantes poderão prestigiar espetáculos infantis gratuitamente, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, com sessões às 9h, 14h e 15h30. As atrações ficam por conta da Cia. Articularte (SP), que apresentará as peças “A Cuca Fofa de Tarsila”, no dia 23/3; “Portinari Pé de Mulato”, no dia 24/3; e “O Trenzinho Villa-Lobos”, no dia 25/3.

Cena de “Portinari Pé de Mulato” da Série Espetáculos Didáticos

No dia 30/3 (quarta),  às 9h30, 14h, a Ação Educativa do Instituto Usiminas promove mais uma edição do “Visitas Teatralizadas” no Teatro do Centro Cultural Usiminas para escolas de Ensinos Fundamental e Médio. Às 19h, a comunidade terá a oportunidade de assistir a encenação que conta a origem e a história do teatro de maneira dinâmica e interativa. O agendamento gratuito para participar das atividades educativas pode ser feito pelo número: (31) 98437-3330 (WhatsApp).

Comédia Musical

A Série Espetáculo de Teatro terá a sua segunda apresentação de 2022 neste mês, no dia 26/3 (sábado), às 20h, com o grupo Maria Cutia (BH), que vai levar a Comédia Musical “Auto da Compadecida”, para o palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas. O clássico nacional de Ariano Suassuna chega ao palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas com uma versão especial dirigida por Gabriel Villela. Inspirado na abordagem mítica brasileira do herói sem caráter, o Grupo Maria Cutia conta as aventuras pitorescas de Chicó e João Grilo.

Os ingressos estão à venda na bilheteria do Centro Cultural Usiminas e pelo site Eventim (https://bit.ly/ingressosIU).  R$ 50 (inteira) R$ 25 (meia-entrada).

Festival de Verão

De 17 a 20 de março, o Festival de Verão traz espetáculos de música e dança no Teatro do Centro Cultural Usiminas gratuitos. O Show Instrumental com La Cumbia Negra (SP) abre a programação do Festival de Verão 2022 no dia 17/3 (quinta), 20h. No dia 19/3 (sábado), às 20h, o espetáculo de dança Vinte, da Focus Cia de Dança (RJ) vai encantar a plateia do Teatro do Centro Cultural Usiminas com uma apresentação que mistura dança e literatura, dedicada a obra da escritora ucraniana, com alma brasileira, Clarice Lispector. A criançada vai se divertir com o espetáculo Bichos Dançantes, também da Focus Cia de Dança (RJ), no dia 20/3 (domingo), às 17h.

Os ingressos já podem ser retirados na bilheteria do Centro Cultural Usiminas e pelo site Eventim (https://bit.ly/ingressosIU).

Exposições

De terça a sexta, das 12h às 20h, o Centro Cultural Usiminas está aberto a visitação para duas exposições: “Arte de Rua” e “A Incrível História das Ilusões”. A mostra Arte de Rua continua colorindo o Centro Cultural Usiminas. “A Incrível História das Ilusões” está na Galeria do Centro Cultural Usiminas, desde de janeiro, trazendo ao público uma ampla coleção de jogos, vivências lúdicas, instalações tridimensionais e interatividade que fazem sucesso em diversos museus pelo mundo inteiro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com