Nacionais

Especialistas analisam mudança de atitude do governo diante da pandemia

Bolsonaro criticava vacina e máscaras, continua sendo contra medidas restritivas de distanciamento social, mas mudou o comportamento – não se sabe por quanto tempo – e passou a defender vacinas e usar máscara

(DO PODER 360) – O Governo de Jair Bolsonaro deu uma série de sinais na 4ª feira (10) de mudança de atitude e discursos relacionados à covid-19. No mesmo dia em que Lula falou pela 1ª vez depois de retomar os direitos políticos com críticas à gestão da pandemia, e que o Brasil confirmou 2.286 mortes por covid-19 –o maior número já registrado–, Jair Bolsonaro enalteceu vacinas e pediu confiança no governo.

Em cena rara, o presidente também apareceu de máscara em um evento oficial no Planalto. Os ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Fábio Faria (Comunicações), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) também usavam a proteção.

Além disso, os filhos do presidente utilizaram seus canais de comunicação para defender a vacina. Flávio Bolsonaro encaminhou uma imagem do pai com a frase ”nossa arma é a vacina” em seu canal no Telegram. ”Vamos viralizar”, instruiu os seguidores. O filho 02, Carlos Bolsonaro, divulgou um vídeo com falas do presidente e afirmou que “Bolsonaro nunca foi contra vacina”.

CASA DA MÃE

O movimento é visto como uma possível mudança de postura do presidente, que na semana passada ironizou a cobrança por vacinas. “Tem idiota que a gente vê nas redes sociais, na imprensa, [dizendo] ‘vai comprar vacina’. Só se for na casa da tua mãe“, disse. No fim de fevereiro afirmou, sem evidências, que máscaras causam dor de cabeça.

O Poder360 consultou especialistas que analisaram os sinais de mudança de postura do governo em relação à pandemia.

ATÉ QUANDO?

Para o diretor de análise da Vector Relações Governamentais e doutor em Ciência Política pela UnB, Leonardo Barreto, ainda não é possível cravar que a mudança de discurso irá se manter. “O presidente precisará reafirmar isso. Mas se assim fizer, não será a 1ª vez que ele se adequa a uma posição que se torna mais forte que ele“.

De acordo com Barreto, o presidente já precisou mudar o discurso em outras ocasiões, como na recomposição com o Congresso e no apaziguamento com o STF.

ATITUDE

A sócia diretora da Re9 Comunicação (agência de comunicação corporativa, assessoria de imprensa e gestão de crise), Regina Trindade, avalia que foi possível enxergar uma mudança de postura, mas que isso precisa ser analisado por mais tempo. “Do ponto de vista da comunicação, é preciso uma construção de postura real, porque só o discurso não basta, as ações precisam estar conectadas. Então se o Bolsonaro agora diz que ‘nossa arma é a vacina’, ele precisa de fato demonstrar em atitudes que está correndo atrás de ampliar a campanha de vacinação“.

 “É necessário um alinhamento de discurso, ações e posturas. A comunicação inclui tudo que está ao seu redor, a roupa que se usa, a forma com que as pessoas ao seu redor se apresentam, tudo isso faz parte da comunicação. Se há um desalinhamento, pode ser que caia em descrédito“, explica.

ALARME DE SOBREVIVÊNCIA

Segundo Leonardo Barreto, se de fato a mudança de discursos sobre a pandemia prevalecer, é sinal de que o “alarme de sobrevivência de Bolsonaro está tocando“. Na opinião do analista, o presidente Jair Bolsonaro reage a um “sinal de perigo“.

“Mais do que o retorno político de Lula, o que Bolsonaro teme é um processo de responsabilização. No momento mais crítico da pandemia no país, quando começa a faltar leito, faltar insumo, oxigênio, a dimensão da responsabilização fica muito maior“, afirma.

De acordo com ele, o pior momento da pandemia coincide com o período em que não há auxilio emergencial, o que faz com que a rejeição aumente. “O presidente escolheu uma estratégia que, do ponto de vista das pessoas, é um desastre. E se houver uma indignação grande da população, se houver uma pressão popular muito grande, ele pode correr risco“.

GESTÃO DE CRISE

Regina Trindade avalia que a mudança de postura pode ser uma ação coordenada de gestão de crise, em um momento que o país sofre com um agravamento agudo da pandemia. “A gestão de crise, que é o que eu entendo o que está acontecendo, inclui uma analise do cenário e um olhar critico para emitir alertas. Então à medida que o cenário negativo piora, é preciso mudar. E a mudança de postura é um conjunto de ações“.

De acordo com Leonardo Barreto, Lula ganha vantagem ao servir como contraste de Bolsonaro. “Em um trecho do discurso Lula falou que o Brasil está sem governo. Bolsonaro tem uma postura de desafio, enfrentamento. Mas em um momento em que as pessoas estão muito machucadas, elas querem acolhimento. E Lula pode se valer disso, assim como [Joe] Biden fez nos Estados Unidos, de responsabilizar Trump pela crise sanitária“.

Ainda segundo o analista, o presidente Jair Bolsonaro precisa entender que o próximo cenário eleitoral será muito diferente do último, com ou sem Lula. “Em 2018, Bolsonaro era pedra. Em 2022, ele será vidraça. Precisará defender sua gestão, que foi marcada por esta crise da pandemia, e todas as ações tomadas para combatê-la. Se houver mudança de postura, é nesse sentido“.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com