Cultura

Endança apresenta 34 coreografias em formato virtual

Exibição gratuita começa dia 16 no canal do Encontro de Dança no Youtube

IPATINGA –O palco virtual do Encontro de Dança do Vale do Aço Edição Especial On-Line vai receber 34 coreografias de várias partes do país, a partir desta sexta-feira (16). A exibição das atrações será gratuita, pelo canal da Academia Olguin Ballet no Youtube (youtube.com/academiaolguinballet). Com uma tradição de mais de 25 anos promovendo um encontro que ficou conhecido por grupos atuantes em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, o Endança ganhou agora, com esta edição on-line, a cena nacional. 

Pas-De-Deux de Dom Quixote, do Núcleo Artístico Ballet e Dança, de São Paulo

PARTICIPAÇÃO

O público vai conferir coreografias de grupos e artistas independentes vindas de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina e Minas Gerais, nas modalidades ballet de repertório, clássico/neoclássico, dança contemporânea, danças urbanas e jazz. A programação é resultado de uma seletiva realizada com curadoria da diretora artística do projeto, Salette Olguin, e ainda a bailarina Mariângela Caramati e o bailarino e coreógrafo Rodrigo Gièse.

Foram selecionadas 34 coreografias vindas das cidades de Senador Pompeu e Fortaleza/Ceará; Piracicaba, Mogi Guaçu, Pindamonhangaba e Capital/São Paulo; Joboatão dos Guararapes/Pernambuco; Tubarão, Içara, Joinville e Cocal do Sul/Santa Catarina; Terezópolis/RJ; Belo Horizonte, Coronel Fabriciano e Ipatinga/MG. A programação completa está disponível no site www.endanca2021.com.br.

-Coreografia Inverno, da Phalibis Cia Jovem, de São Paulo

NOVO MOMENTO

Para a diretora artística do Endança, Salette Olguin, a realização da edição on-line do tradicional encontro é importante para manter viva a dança neste momento de importância do distanciamento social, em prevenção à Covid-19. “Nesta versão on-line buscamos manter a qualidade do nosso projeto e ainda, conseguimos aumentar o alcance dele com a disponibilização da programação digital. Convidamos o público a conferir nossas atrações”, salienta a diretora.

O Endança é realizado pela Associação Cultural Zélia Olguin, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo, Governo Federal, por meio por meio do Edital 16/2020, no âmbito do Estado de Minas Gerais, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

OFICINAS

A edição especial on-line do Endança (Encontro de Dança do Vale do Aço) começou no dia 9 de julho, com formação gratuita para artistas da dança em várias modalidades.

As oficinas do Endança são realizadas por meio da plataforma Zoom. As vagas são limitadas e interessados acima de 14 anos devem se inscrever preenchendo a ficha de inscrição disponível no site do projeto, www.endanca2021.com.br.

BALLET CLÁSSICO

As oficinas reúnem um time de grandes profissionais. Nesta semana são oferecidas as oficinas de Ballet Clássico, com Adriana Assaf, a partir das 10h30, no dia 17/7 (sábado). Adriana Assaf é uma das principais maîtres de ballet clássico do Brasil, reconhecida e premiada internacionalmente.

DANÇA URBANA

A dança urbana estará presente com Oficina de Hip Hop, comandada por Fran Manson, dia 18/7 (domingo), a partir das 10h30. Fran Manson é formada em Educação Física e pós-graduada em Dança Educação. Seus estilos de maiores estudos são o Hip Hop Dance, Vogue e Waacking e atualmente também trabalha com Jazz Funk.

EDIÇÃO ESPECIAL

No dia 24/7 (sábado), as oficinas da Edição Especial do Endança se encerram com a dança contemporânea do mestre Mário Nascimento, a partir das 15h30. Mário Nascimento estudou com Toshie Kobayashi, Lenie Dale e Fred Benjamin, especializando-se em dança moderna e contemporânea na Europa. É o fundador, diretor artístico e coreógrafo da Cia. Mário Nascimento.

SERVIÇO

Endança – Encontro de Dança do Vale Do Aço

Edição especial On-line – 9 a 24 de julho 2021

Transmissão das coreografias: youtube.com/academiaolguinballet

programação completa e inscrições para oficinas: www.endanca2021.com.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com