IPATINGA – Nos próximos dias 16 e 17 de novembro, acontece a terceira edição do Encontr’arte… Negro com o tema ‘Conexões Afromineiridade’.
Após 23 anos, desde sua última edição, o Festival de Arte Negra, Encontr’arte Negro, está de volta para sua 3ª edição, desta vez através do Edital Afromineiridades do Fundo Estadual de Cultura (FEC) de Minas Gerais e o apoio da Feirarte de Ipatinga.
Em suas duas primeiras edições o Hibridus Dança, junto a atriz e produtora cultural, Claudiane Dias, com a colaboração do antropólogo Cláudio Lettro, deram vida a este projeto que celebra a arte negra com muito movimento e cultura. Nesta 3ª edição, o projeto será liderado por Reny Batista e ocorrerá em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, que passou a ser feriado nacional a partir deste ano.
CONVIDADOS
O festival cultural incluirá ações como registro e documentação, além de ações de formação e sensibilização com diversos artistas negros convidados locais, como Jaqueline Carla, Bloco Cultural e Carnavalesco Afoxé, Associação Cultural e Social de Capoeira Raiz de Quilombo, Coletivo Roda das Pretas, Leonor, Ciranda de Saia, Nayarah Carraroh, A Rua Declama, Bloco Valentinas, B-boy Luizin e Batucada. Teremos ainda duas oficinas – uma de dança afro com Preta Lua e outra de tambor mineiro com Geleia.
LOCAIS
Quase toda programação acontecerá no Parque Ipanema. Porém o festival realizará uma Roda de Saberes em parceria com mestres, mestras e educadores da região, como Fátima de Ogum, Paulo Amaral, Reny Batista, Bloco Cultural e Carnavalesco Afoxé, Mayara Costa, Nayarah Carraroh e Duda das cadeiras, que se realizará dia 17/11 às 9h na comunidade tradicional Terreiro de Umbanda Ilê Axé de Ogum, localizada na Rua Madalena, n° 137 no bairro Canaã.
As oficinas de Dança Afro e percussão acontecem no dia 16 de novembro, sendo Dança afro com Preta Lua de 8h às 9h e de Percussão, com Geleia de 10h às 12h, no Galpão do Parque Ipanema, quem tiver tambor, favor levar. As inscrições serão feitas no link na Bio do instagram do instagram: https://www.instagram.com/encontrarte_negro/
O objetivo do Encontr’arte… Negro é promover a salvaguarda, valorização e fortalecimento da identidade afrodescendente, bem como a divulgação das expressões culturais afromineiras. Tem a necessidade de preservar, valorizar e fortalecer a identidade afromineira no Vale do Aço, em Minas Gerais, promover a diversidade cultural e o combate ao racismo, elementos fundamentais para uma sociedade mais igualitária e inclusiva. Além disso, o projeto busca incentivar a difusão das expressões artísticas e culturais das comunidades afromineiras, promovendo a inclusão e o reconhecimento de suas contribuições para a cultura local.
Com produção Claudiane Dias, comunicação e divulgação de Luciano Botelho, curadoria artística de Wenderson Godoi, coordenação geral e gestão financeira de Reny Batista, registro audiovisual de Naga, da Lizard Filmes, registro fotográfico de Geniane Martins de Paula Vieira, designer gráfico de Leander do Gueto e historiador Sávio Tarso, toda programação é gratuita e para toda família.
O 20 DE NOVEMBRO
No dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, que a partir de 2023 tornou-se feriado nacional, com a sanção da lei 14.759. A data remonta o momento da morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais representantes da resistência negra à escravidão no Brasil. A celebração surgiu do questionamento da legitimidade do 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea. Isso aconteceu na década de 1970, quando, segundo a Agência Senado, um grupo de jovens se reuniu no centro de Porto Alegre para pesquisar a luta de seus antepassados.
SSERVIÇO
Oficina de Dança Afro – Preta Lua
Data: 16 de novembro
Horário: 8h
Oficina de Percussão – Geleia
Data: 16 de novembro
Horário: 10h
Local: Galpão do Parque Ipanema
Evento: Roda de Saberes
Data: 17 de novembro, 2024
Horário: 9h
Local: Comunidade Tradicional Terreiro de Umbanda ILÊ AXÉ DE OGUM, localizada na Rua Madalena, n° 137 no bairro Canaã.
Evento: ENCONTR’ARTE…NEGRO – Conexões Afromineiridades: Fortalecendo e Salvaguardando a Identidade Afrodescendente no Vale do Aço – 3ª edição
Horário: 14h30 às 20h30
Local: Parque Ipanema, Ipatinga, MG
Entrada: Gratuita
Classificação Livre
Para maiores informações: (31) 98821-9119 – Reny Batista