Cultura

Encantos e Encontros Culturais resgata e valoriza patrimônio cultural no Ipaneminha

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, em parceria com a Escola Municipal Mário Casassanta, iniciou na segunda-feira (7), na comunidade do Ipaneminha, o projeto “Encantos e Encontros Culturais”. Aproximadamente 250 alunos de diversos educandários, participaram da abertura do Projeto, que além de visitações contou com várias apresentações artístico/culturais no local. 

Até o dia 11 de agosto acontecerão visitas guiadas com alunos e educadores das redes pública e privada de ensino aos bens patrimoniais da área rural do município naquela região, local de referência na memória histórica da cidade.

VALORIZAÇÃO

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, Carlão Oliveira, a ideia é levar à comunidade escolar conceitos de patrimônio material e imaterial, bens tombados e inventariados. “Além de promover conceitos culturais, nós estamos valorizando as comunidades rurais como centros de vivências culturais. A expectativa é que aproximadamente 700 crianças se envolvam nessa programação”, adiantou.

Dentro do cronograma de ações de educação patrimonial de 2023, essa atividade encerra o ciclo iniciado com o curso de formação sobre patrimônio oferecido aos professores das redes pública e privada, bem como a formação com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai). Ambas as atividades aconteceram no primeiro semestre.

Ainda dentro das ações desta segunda-feira, como forma de difusão de valores culturais, os alunos e professores receberam material impresso com imagens dos 14 bens tombados do Município, para colorir, no intuito de despertar o sentimento de pertencimento.

VISITAS GUIADAS

Para a professora do 3º ano do Colégio São Francisco Xavier, Rosane Souza Ramos Alves, “a iniciativa está sendo um sonho realizado, pois nós temos um Projeto na escola que se chama ‘Investigando Ipatinga’, onde estudamos toda história do município, tanto na área urbana quanto na área rural. E pela primeira vez estamos tendo essa parceria com a equipe de cultura da prefeitura. Assim pudemos vir aqui no Ipaneminha com os alunos, conhecer de perto a visão cultural que trabalhamos em sala de aula”, sintetizou.

 O Projeto proporcionou ao público presente um rico momento de interação, com visitas guiadas pelos alunos da Escola Municipal Professor Mário Casassanta ao Museu do Congado, à Igreja Nossa Senhora do Rosário e uma antiga árvore Gameleira, além de apresentações do Congado Mirim, do Boi Balaio e do Batuque.

Nesse primeiro dia, além do educandário anfritrião (Mário Casassanta), o evento contou ainda com a participação da Escola Municipal Hermes de Oliveira Barbosa, da comunidade de Pedra Branca; Escola Municipal Gercy Benevenuto, do Taúbas, e o Colégio São Francisco Xavier, mais o Congado Nossa Senhora do Rosário.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com