Cidades

Em entrevista histórica à Itatiaia Vale do Aço, Lula pede desculpas por erros do PT

(DA REDAÇÃO) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista histórica na manhã desta quarta-feira (08), para a rádio 97,1 FM Itatiaia Vale do Aço. Pela primeira vez desde que deixou o poder, Lula admitiu publicamente os erros cometidos pelo Partido dos Trabalhadores, embora não tenha explicitado quais seriam estes erros. Lula vem sendo cobrado a fazer uma auto-crítica pelos casos de corrupção que envolveu o partido e por outros percalços ao longo da trajetória do PT e da sua própria, mas sempre se esquivou de fazê-lo. Um dos críticos mais ferinos e mais exigente desta autocrítica é o presidenciável Ciro Gomes (PDT). A entrevista na Rádio Itatiaia foi com os apresentadores Gustavo Pimentel e Jefferson Rocha, acontecerá no programa Manhã Ponto Com.

Lula afirmou hoje, durante entrevista, que é preciso “voltar à rua e à periferia para conversar com o povo”. Retomar conversas com diferentes setores produtivos e movimentos sociais tem sido uma das estratégias da pré-campanha petista neste primeiro momento. Diagnostico com covid-19 no último domingo (5), o ex-presidente interrompeu a agenda e deu entrevista a uma rádio mineira de sua casa, em São Paulo.

PEDIDO DE DESCULPAS

“Nós temos que pedir desculpas ao povo por ter errado. Nós temos que tentar corrigir aquilo que nós não fizemos de correto. Isso não é vergonhoso. A palavra ‘desculpa’ só é feita por gente grande, com dignidade, moral e caráter. Pessoas pequenas, gente medíocre não têm coragem de utilizar a palavra ‘desculpa'”, disse o ex-presidente.

Lula falava das obras realizadas pelas gestões petistas (2003-2016) em Minas Gerais.

DISTANCIAMENTO

Sem citar exatamente quais seriam os erros a serem corrigidos, o ex-presidente citou um distanciamento com o “povo” e um problema de comunicação ao mostrar os acertos do PT. “Como eu sei que o PT fez muita coisa boa na cidade que ele governou, o PT precisa voltar a ser grande. E, para ser grande, a gente precisa conversar com o povo. A gente precisa voltar à porta de fábrica, voltar à porta de comércio, porta de loja. A gente tem que voltar à rua, à periferia. Para conversar com o povo. É assim que se faz um partido, se constrói uma vitória, se governa. E, quando ganhar, não se distanciar do povo. Quando ganhar, voltar para governar junto ao povo”, disse Lula, em entrevista a rádio mineira.

Esta reaproximação junto de trabalhadores e movimentos populares, berço do PT, tem sido muito discutida no partido desde a derrota para o presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018 —antes mesmo de se tornar o principal foco da pré-campanha.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com