Nacionais

Em carta, líderes de todo o mundo rechaçam golpismo de Bolsonaro

Carta com mais de 150 assinaturas, incluindo de parlamentares, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, denuncia intenções antidemocráticas de Bolsonaro no 7 de setembro. “Estamos atentos”, afirmam signatários

SÃO PAULO – Líderes políticos e intelectuais de 26 países divulgaram, nesta segunda-feira (6), uma carta na qual denunciam as intenções golpistas e antidemocráticas de Jair Bolsonaro ao convocar seus apoiadores para uma manifestação contra as instituições brasileiras, sobretudo o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, 7 de setembro.

Assinam o texto o ex-primeiro ministro da Espanha José Luis Rodrigues Zapatero; o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo; o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper; o vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980, Adolfo Pérez Esquivel; o professor norte-americano Noam Chomski; e o vice-presidente do Parlamento do Mercosul, Oscar Laborde; além de aproximadamente 150 parlamentares de todo o mundo, incluindo América Latina, Europa, Estados Unidos e Austrália.

URNAS E TANQUES

Eles denunciam episódios recentes em que Bolsonaro se mostrou antidemocrático, como no ataque às urnas eletrônicas e no recente desfile de tanques em frente ao Congresso Nacional, e citam as denúncias de que o atual presidente brasileiro tenta incentivar seus apoiadores a repetir no Brasil o ataques que eleitores de Donald Trump realizaram ao Capitólio, a sede do Congresso americano.

“O povo brasileiro lutou por décadas para garantir a democracia contra uma ditadura militar. Não se pode permitir que Bolsonaro a roube agora”, dizem os signatários, logo após avisar: “Estamos atentos para defender as instituições democráticas brasileiras durante e depois do 7 de Setembro”.

Segundo informa a Folha de S. Paulo, a carta foi coordenada pela Progressive International, rede global progressista que busca conter o avanço da direita no mundo. No mês passado, a entidade enviou uma delegação ao Brasil para sondar ameaças do governo Jair Bolsonaro.

ATOS FORA BOLSONARO

Enquanto Bolsonaro atenta contra a democracia, o povo brasileiro vai às ruas no 7 de Setembro pelas pautas que realmente importam ao país, como mais vacina, mais renda, mais educação e menos fome. As mobilizações ocorrerão em todo o Brasil.

O Partido dos Trabalhadores já chamou sua militância para se juntar ao Grito dos Excluídos, movimento que há 27 anos aproveita o Dia da Independência para defender os interesses da parte mais vulnerável da população brasileira. “O Grito dos Excluídos acontece há 21 anos, sempre com pautas diferenciadas, dependendo do ano. E, neste ano, é a crise do povo. E nós precisamos estar juntos do povo brasileiro, porque essa é a nossa pauta”, diz a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, em vídeo no qual convida a militância para participar dos atos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com