Nacionais

EFVM têm o melhor desempenho ambiental entre as ferrovias brasileiras

Administradas pela Vale, as ferrovias EFVM e Carajás receberam os melhores índices pela ANTT

(VITÓRIA) – A Estrada de Estrada de Ferro Vitória a Minas Ferro e a Carajás, administradas pela Vale no Brasil, receberam as melhores avaliações ambientais entre as ferrovias brasileiras, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) é aplicado pelo órgão federal responsável pela concessão, fiscalização e regulação das pontuação 0,83 em uma escala de 0 a 1. Na sequência, está a Estrada de Ferro Vitória a Minas, com 0,81.

SEGUNDO ANO

Pelo segundo ano consecutivo, as duas ferrovias têm o melhor desempenho. Para o gerente-executivo de Meio Ambiente da Vale, Bruno Ferraz, o resultado reflete os esforços da empresa pela relação sustentável com os territórios onde atua. “Estamos atentos a cada etapa do processo, utilizando tecnologia e buscando soluções inovadoras para aprimorar nossos controles ambientais. Também desenvolvemos um trabalho de diálogo com as comunidades visando ampliar as ações de conservação ambiental”, diz.

QUESITOS

O indicador ambiental é formado a partir de quesitos como correta destinação de resíduos; reuso de água; controle de emissões; eficiência energética; relacionamento com moradores de cidades vizinhas às ferrovias; e iniciativas de conservação do meio ambiente.

Entre as ações desenvolvidas pelas duas ferrovias estão segregação de resíduos sólidos, reaproveitamento de água da chuva e sistemas de tratamento de efluentes, aplicação de polímeros supressores de poeira nas cargas, além de monitoramento automatizado da qualidade do ar.

EFVM

Ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas são desenvolvidos projetos voltados para a preservação educação ambiental e sustentabilidade. Em 2020, foi realizada a capacitação de profissionais e a formação de estudantes de 33 instituições de ensino, em municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, por meio de atividades on-line.

Estudantes universitários e de nível técnico também participaram do Desafio Atitude Ambiental, em formato de hackthon, buscando soluções inovadoras para problemas ambientais em diferentes municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, baseados em duas temáticas: queimadas e descarte de resíduos.

Em 2020, foi realizado o plantio de aproximadamente 6,2 mil mudas e foram feitas parcerias com unidades de preservação ambiental.

LOCOMOTIVA ELÉTRICA

A EFVM ainda recebeu a primeira locomotiva 100% elétrica, movida a bateria, da mineração brasileira, que está em operação no pátio de manobras na Unidade Tubarão. A locomotiva é parte do Programa PowerShift, que tem o objetivo de substituir nossa matriz energética por fontes limpas, dentro do compromisso de ser uma empresa carbono neutra, reduzindo e compensando as emissões de gases do efeito estufa até 2050.

Segurança Ferroviária – A Estrada de Ferro Vitória a Minas e a Estrada de Ferro Carajás também foram classificadas pela ANTT como as ferrovias mais seguras do país. O comparativo considera os índices anuais de acidentes de todas as estradas de ferro do Brasil.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com