segunda-feira, dezembro 1, 2025
spot_imgspot_img
InícioCidadesEducação de Belo Oriente ganha mais um espaço esportivo

Educação de Belo Oriente ganha mais um espaço esportivo

Quadra da Escola Municipal Esperança amplia oportunidades de esporte, lazer e integração comunitária na cidade

BELO ORIENTE – A Prefeitura Municipal entregou a Quadra Poliesportiva Vicente Batista da Silva, na Escola Municipal Esperança, localizada na comunidade quilombola. O novo espaço representa mais conforto, segurança e oportunidades para os estudantes e moradores da comunidade, reforçando o compromisso da gestão municipal com uma educação que integra infraestrutura, acolhimento e bem-estar.

Com 660 m² de área construída, a quadra recebeu cobertura metálica, alambrado, escadas e rampas de acessibilidade, garantindo utilização segura em todas as épocas do ano e para todos os públicos. O investimento foi de R$ 665,5 mil, recursos que fortalecem o ambiente escolar e ampliam a oferta de atividades esportivas, culturais e comunitárias na rede municipal de Educação.

INFRAESTRUTURA

O prefeito de Belo Oriente, Joãozinho Hemétrio, destacou que a infraestrutura escolar é parte essencial do processo de ensino. Para ele, que também é professor e já atuou na E. M. Esperança, “uma escola confortável, acessível e moderna favorece o aprendizado e melhora a qualidade de vida dos estudantes”.

“Esta obra representa um marco para a comunidade do Esperança, pois atende demandas de diversas áreas: esporte cultura e lazer e inclusão social. Fui professor nessa escola: aqui, antes era um campo de terra onde joguei bola com os meus alunos e busquei madeira para fazer traves. Foram muitas dificuldades e me sinto grato de hoje entregar uma quadra de qualidade, completa, para usufruto da escola e comunidade local” relembra o prefeito Joãozinho Hemétrio.

ESPAÇO MULTIUSO

A nova quadra da Escola Municipal Esperança passa a ser um espaço multifuncional, disponível não apenas para os alunos, mas para toda a comunidade quilombola. O local poderá receber atividades esportivas, culturais, recreativas e eventos comunitários, fortalecendo os vínculos sociais da região.

Angelita Gomes da Cruz é professora da escola desde 1998 – sendo quase duas décadas dedicadas à Educação Física, destaca a importância da conquista. “Eram aulas agradáveis, porém não tínhamos lugar adequado para ministrar as aulas. Essa quadra era muito aguardada e vai ser muito útil para a escola, alunado e comunidade. Com certeza foi um bom investimento e será muito usado”.

Homenagem e resgate histórico

A inauguração da Quadra Poliesportiva Vicente Batista da Silva também representa um resgate histórico de quem ajudou a construir as bases da educação na comunidade Esperança. Agricultor dedicado e figura central no fortalecimento social local, o homenageado transformou sua própria casa em sala de aula em 1964, derrubando paredes para garantir que as crianças tivessem acesso à educação quando ainda não havia escola estruturada na região.

Ao dar nome ao novo espaço, a Prefeitura reconhece o legado de generosidade e compromisso público do Sr. Vicente — que abriu caminhos, apoiou famílias, cuidou da merenda escolar e implantou a histórica horta da escola. A quadra entregue hoje simboliza a continuidade desse espírito comunitário e reafirma o papel transformador da educação na comunidade quilombola Esperança.

Infraestrutura escolar em expansão

A inauguração integra um conjunto de ações estruturais realizadas pela Prefeitura para modernizar a rede municipal de ensino. Apenas em 2025, nove das 12 escolas já passaram por obras de reforma, reparo ou ampliação, incluindo pintura, troca de pisos, cobertura de áreas de circulação, construção de novos espaços e melhorias em áreas administrativas e pedagógicas.

Na E. M. Esperança, além da quadra, a prefeitura de Belo Oriente já concluiu a reforma completa dos banheiros e segue com as obras de cobertura do pátio – numa área de 300 m² (metros quadrados).

Quadra coberta também em Braúnas

Em breve, mais alunos da rede municipal ganharão uma quadra poliesportiva coberta. Na E. M. Antônio Firmino, no distrito de São Sebastião de Braúnas, a administração já iniciou as obras de cobertura da quadra, troca de alambrado e nova iluminação do local. O espaço, que já existia, vai ficar novo com investimento de R$ 399,3 mil – recursos assegurados pela Prefeitura via Fundo Judicial da Samarco.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments