Cultura

Ecoar realiza ciclo de leituras dramáticas on line

A atriz, performer e arte educadora Liala Coelho apresentará “CURATIVAS”, texto inédito de Matí Lima; celebrando os três anos do Espaço Cultural Ofício e Arte

IPATINGA – Hoje, às 20 horas, com transmissão ao vivo pelo Instagram do ECOAR – @ecoarcultural acontecerá o projeto “Leituras Dramáticas”. A atriz, performer e arte educadora Liala Coelho apresentará “CURATIVAS”, texto inédito de Matí Lima.

O projeto “Leituras Dramáticas” faz parte da programação em comemoração aos três anos do Espaço Cultural Ofício e Arte; e tem como proposta ser um espaço de compartilhamento de processos investigativos e de pesquisas para experimentos dramatúrgicos contemporâneos.

“CURATIVAS” é um experimento dramatúrgico que surge do diálogo entre o jovem dramaturgo e a atriz. “Não é propriamente um texto feito sobre encomenda e sim um trabalho construído a partir da escuta”, diz Matí Lima.

Segundo Lima, que está coordenador geral do ECOAR, o projeto foi idealizado tendo a escuta como ferramenta primordial para o processo investigativo. “Todos os experimentos dramatúrgicos são desenvolvidos a partir do que o/a artista tem, na atualidade, necessidade de falar. É sobre os transbordamentos das experiências que atravessam cada artista e que também, de certa forma, afetam a todos nós”, diz ele.

Este será o segundo texto a ser exibido. A estreia do projeto aconteceu, em 25 de junho, com o texto inédito “INCISO Nº 02”, com atuação e dramaturgia de Matí Lima.

Está será a única oportunidade que o público terá para conhecer a pesquisa dramatúrgica que está sendo desenvolvida em “CURATIVAS”, uma vez que a Live não ficará disponível após a exibição.

O ESPAÇO CULTURAL

Fundado em 2019, no bairro Limoeiro (um dos bairros periféricos de Ipatinga), O ECOAR tem desenvolvido uma programação artística e cultural, com foco nos cidadãos e cidadãs das Regionais XIII e IX e das periferias; e também voltada para o público geral.

Entre as ações realizadas, destacou-se o projeto “Cena em Tempo”, que propõe a realização de longas temporadas de espetáculos a preços populares. De agosto a outubro de 2019, na sede do espaço cultural, ficou em cartaz o espetáculo “Cesariana”, de quinta-feira a domingo; sendo um sucesso de público e para muitos moradores destas regionais seu primeiro contato com o fazer teatral.

Em 2020, em razão do isolamento social da COVID 19; e por manter o espaço cultural em funcionamento com recursos próprios, foi necessário encerrar as atividades físicas e presenciais do ECOAR. O período pandêmico serviu também para estudos e avaliações acerca das ações do espaço cultural e nossa missão.

Em 2021, em parceria com a Fundação RENOVA foi realizado o projeto TRANSLÚCIDAS – Oficina de Introdução às Artes Cênicas para Mulheres Trans e Travestis”.

Em 2022, reposicionando-se como espaço cultural, artístico e de comunicação social, no primeiro semestre foi realizada a Série “Pensar Cultura Nos e Dos Territórios Periféricos” que está disponível no Instagram do ECOAR e aborda temas acerca da produção cultural brasileira e sua relação com as periferias e com a cultura produzida nestes territórios. A primeira temporada dessa Série está disponível no Instagram do ECOAR.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com