quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioCultura“Dois Perdidos” em cartaz na Fundação Aperam neste sábado

“Dois Perdidos” em cartaz na Fundação Aperam neste sábado

Inspirado na obra “Dois Perdidos numa Noite Suja”, de Plínio Marcos, espetáculo discute conflitos humanos

IPATINGA – O espetáculo “Dois Perdidos” entra em cartaz no próximo dia 08/06 (sábado), às 20 horas, no Teatro da Fundação Aperam, em Timóteo. A peça é o segundo espetáculo da Cia. Ideia de Teatro e estreou em setembro de 2023, circulando pelos principais teatros da região e recebendo ótimas críticas do público.

CRIAÇÃO

O processo de “Dois Perdidos” se inicia com a leitura do clássico “Dois Perdidos numa Noite Suja”, um texto de 1966, escrito pelo dramaturgo Plínio Marcos. A partir desse texto como inspiração, o diretor e dramaturgo Beto de Faria parte para a escrita de uma dramaturgia totalmente nova, a partir da ideia de dois homens sozinhos, de realidades totalmente distintas, narrando o choque e o aprendizado gerado por essa colisão de realidades.

OUTRO LUGAR

“O espetáculo foi para um lugar totalmente diferente do texto do Plínio Marcos e ao mesmo tempo extremamente próximo. Num primeiro momento o contexto se difere drasticamente da obra referenciada, mas seus símbolos e conflitos se fazem presentes a todo momento”, diz Beto de Faria. “O nosso trabalho aborda relações de pai e filho, filho e pai, marido e esposa, indivíduo e a vida. É um trabalho que aborda o auto perdão”, diz Beto de Faria

INTERPRETAÇÃO

Em cena dois atores que vivem na melhor idade: Cemário Campos (68) e Roberto Iokel (63) vivem Paco e Tonho. Paco é um professor universitário que já deveria estar aposentado, mas a aposentadoria não daria dignidade para descansar. Já Tonho é engenheiro aposentado, viuvo e curte sua aposentadoria em bares e vendo jogos de futebol. Essas duas realidades se encontram numa construção abandonada, onde os personagens encontram abrigo durante uma tempestade. Após o espetáculo há um bate papo sobre o processo e as percepções do público em relação ao trabalho, tendo como mediador o psicanalista, professor e escritor Beto Oliveira.

FICHA

O espetáculo tem direção e texto de Beto de Faria, preparação de elenco de Wan Douglas Gonçalves, iluminação de Matí Lima, sonoplastia e trilha sonora de Juninho Ars. O cenário e feito em animação e projeção mapeada assinada pelo artista Danilo Almeida e Medula Estúdio. Fotografia de Ricardo Alves e audiovisual da Equipe 1 Filmes. 

IDEIA DE TEATRO

A Cia. Ideia de Teatro surge em 2021 e é idealizada pelo artista Beto de Faria (ex Grupo Farroupilha e ex Casa Laboratório). Ela surge na necessidade do artista em ampliar e desenvolver sua própria pesquisa cênica, criando uma plataforma de criação, estudo, promoção do desenvolvimento humano através da experiência artística, abordando temas como saúde mental e qualidade de vida. A Cia. Ideia de Teatro tem em seu reportório os espetáculos “Elogio da Loucura”, inspirado na obra de Erasmo de Rotterdam, “Dois Perdidos” e está em processo do seu primeiro espetáculo de rua, o musical “Os Meninos de Minas”.

SERVIÇO

Espetáculo: “Dois Perdidos”

Dia: 08/06 (sábado), às 20 horas,

Local: Teatro da Fundação Aperam

Ingressos promocionais até duas horas antes do espetáculo.

Vendas na bilheteria do teatro e no site sympla

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments