quinta-feira, novembro 28, 2024
spot_img
InícioCulturaDocumentário “Boi do Vale” aborda o folclore do Pouso de Água...

Documentário “Boi do Vale” aborda o folclore do Pouso de Água Limpa

IPATINGA – O artista Luís Yuner estreia o documentário poético performático “Boi do Vale – O Folclore do Pouso de Água Limpa”, sobre o folclore da cidade de Ipatinga, neste sábado (12), às 20h, no Canal do Circo Fool, no YouTube. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc.

“Boi do Vale – O folclore do pouso de Água Limpa” contém histórias, lendas, costumes e tradições que pairam no imaginário popular dos habitantes desta região. O Congado do Ipaneminha, as brincadeiras de boi, os primeiros carnavais, a gastronomia rural, as gírias e expressões, os casos de mal assombro, as encantarias dos seres do Rio Doce e Piracicaba, o garimpo, o ferro e a fé, são retratados neste documentário, afirmando e fortalecendo a amálgama cultural da população local. “Este documentário é de suma importância por valorizar e enaltecer a narrativa de senhoras e senhores, herdeiros da cultura popular, que compõem um mosaico de saberes que formam a riqueza cultural desta região, que muitos de nós crescemos ouvindo e repetindo”, diz Yuner.

Luis Yuner e integrante do Congado de Ipatinga

PLATAFORMA

O video documentário com aproximadamente 60 minutos será exibido no canal do circo Fool, no Youtube e, posteriormente, disponibilizado através de link para toda a população. Todos os direitos autorais serão doados ao município de Ipatinga para que este filme se junte ao acervo histórico-cultural da cidade, contribuindo para o fortalecendo de nossa identidade cultural. A narrativa é composta por depoimentos do próprio povo, testemunhas oculares de inúmeras histórias do pouso de Agua limpa. Historiadores, agentes culturais e folcloristas também ajudam compor o mosaico de saberes que norteiam o ethos da criação deste projeto. Neste time estão: José Augusto de Morais, historiador e autor da maior obra literária sobre Ipatinga (“Ipatinga, Cidade Jardim”) e atual diretor da Estação Memória; Ademar Coelho, ator, escritor e comediante; Claudiane Dias, atriz e historiadora; Claudina Abrantes, professora e pesquisadora da cultura popular; Sóstenes Araújo, músico; Aristeu Rosalino, descendente dos criadores do Congado do Ipaneminha. Joaquim sem-terra, figura típica regional do Pedra Branca e brincante de Bumba meu Boi; José Marciano e Creuza Rosa, congadeiros do Ipanemão, dentre outros.

“Durante o período de pesquisa, utilizamos parte do acervo histórico da Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, arquivos da imprensa, e a colaboração espontânea da população com fotos e vídeos relacionados ao projeto. As locações foram realizadas nos quintais, nas varandas coloniais, no Ipaneminha e em outros espaços públicos, realçando os cartões postais da cidade”, explica Yuner, salientando que “todos os cuidados sanitários foram respeitados durante as gravações”.

Luís Yuner é folclorista e frequentador assíduo do Festival Folclórico de Parintins-AM. Torcedor apaixonado pelo Boi Bumbá Caprichoso, tem o Bumbá tatuado no braço, tamanha paixão. “O Boi Bumbá Caprichoso, de Parintins-AM é a minha grande inspiração para produzir este documentário. Ele é meu muso inspirador, a estrela maior do Brasil. Caprichoso é o boi dos negros, dos índios, dos caboclos, da comunidade, dos pescadores, das farinheiras e das crianças. É o boi de encantaria, de fé, de crença e devoção. É bumbá das tabas, ocaras e aldeias. O boi dos folguedos, das toadas e dos amores”, destaca Yuner.

Luís Yuner é o fio condutor da história, narrando fatos e pontuando as temáticas da dramaturgia. Já compadre Djalma (Ademar Coelho) ilustra de forma poética a figura típica regional, surgindo vez ou outra com seus causos cheios de graça e exagero.

Este projeto é produzido pelo Circo Teatro Fool, e realizado pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Fundo Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Ipatinga, por meio do Edital José Lopes Sobrinho 002/2020 – Lei Aldir Blanc.

SERVIÇO

 Documentário “Boi do Vale – O Folclore do Pouso de Água Limpa.

Estreia: 12/12/2020 – 20H

Canal do Circo Fool no YouTube – Acesso gratuito

Direção, roteiro e produção: Luís Yuner

Realização: Circo Teatro Fool

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments