Esportes

Dia do Esportista: ex-alunos de projetos patrocinados pela Usiminas celebram oportunidade

Foto: Hoje, atleta de voleibol do Flamengo, Amanda Santos Julião, de 20 anos, conquistou a primeira oportunidade no esporte quando foi aluna do Projeto Ecomov Voleibol, na Usipa, em Ipatinga

Desde 2007, já foram investidos mais de R$ 43 milhões em 189 iniciativas no Vale do Aço (MG), Baixada Santista (SP) e Serra Azul (MG)

IPATINGA – A carreira de um atleta profissional começa com oportunidades na prática regular de um esporte. Neste sábado (19), é comemorado o Dia do Esportista, data que visa incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte. A Usiminas e o Instituto Usiminas celebram a data com muitas histórias de esportistas e atletas, que começaram o seu caminho como participantes de projetos incentivados em comunidades onde a companhia atua.

Transformar o futuro por essas iniciativas é um objetivo que tem sido cumprido com louvor desde 2007 pelos projetos de esporte, quando a Usiminas, por meio do Instituto Usiminas, iniciou os investimentos em projetos esportivos, por meio de leis estaduais e federal de incentivo ao esporte. Nesses 14 anos, já foram investidos mais de R$ 43 milhões em 189 iniciativas no Vale do Aço (MG), Baixada Santista (SP) e Serra Azul (MG).

NO FLAMENGO

Hoje, atleta de voleibol do Flamengo, Amanda Santos Julião, de 20 anos, conquistou a primeira oportunidade no esporte quando foi aluna do Projeto Ecomov Voleibol, na Usipa, em Ipatinga (MG), entre 2014 a 2016. “Ser atleta é encarar a vida de uma forma única e determinada. Não é fácil. Mas, quando alcançamos os nossos objetivos dentro do esporte, é uma sensação de gratidão inexplicável. O projeto Ecomov Voleibol me ajudou a dar esse grande passo na minha vida de atleta. Todas as conquistas que ganhei até hoje foram graças ao projeto”, conta Amanda.

Luiza do Nascimento Barros Garcia, de 20 anos, conheceu a ginástica rítmica por meio do projeto realizado em Cubatão (SP)

EDUCADORA FÍSICA

De aluna do Na Onda da Ginástica Rítmica, à futura educadora física, Luiza do Nascimento Barros Garcia, de 20 anos, conheceu a ginástica rítmica por meio do projeto realizado em Cubatão (SP). Ela conta que a iniciativa lhe proporcionou ter a carreira de atleta e sonha em compartilhar seu conhecimento com as crianças que estão começando no esporte. “Através do Na Onda da Ginástica, participei de competições nacionais e internacionais de ginástica em grupo e também provas Individuais. Atualmente, curso Educação Física com uma bolsa de estudos por ser atleta. Agora, pretendo seguir a carreira como professora de Ginástica e dança”, explica Luiza.

Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, as belas histórias motivam a dar continuidade a essas iniciativas oferecida as comunidades. “Ficamos orgulhosos quando temos notícias de alunos que estão se destacando nos projetos patrocinados pela Usiminas e mais tarde se tornam atletas profissionais. Temos a certeza de que estamos no caminho certo, contribuindo para a formação humana de crianças e adolescentes, por meio do incentivo a prática ao esporte”, declara Penélope.

Rafael Xavier é coordenador técnico do Ineec e proponente do projeto

FUTURO DO ESPORTE

A comunidade de Itatiaiuçu (MG), já pode vislumbrar oportunidades para crianças e adolescentes que vão participar do projeto “Faça você mesmo: atletismo adaptado nas escolas” do Instituto Nacional de Esportes, Educação e Cultura – Ineec, que começa em março deste ano. Realizado com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a iniciativa vai contribuir para o desenvolvimento do atletismo em escolas da região, através da construção de material adaptado, feito pelos alunos, com material reciclável, para a prática da modalidade nas aulas de educação física. Rafael Xavier é coordenador técnico do Ineec e proponente do projeto e está com as melhores expectativas pela parceria firmada com a Mineração Usiminas e o Instituto Usiminas. “Queremos que os alunos participantes sejam estimulados a terem criatividade, pensamento crítico e reflexivo sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Aliado à prática do atletismo, a vivência enriquecerá a formação de futuros atletas”, conclui o proponente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com